Curso de Farmácia inserido em Seminário Regional que debate o uso racional de medicamentos - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

 
 

Estão em desenvolvimento nesta quarta-feira, 06 de maio, no Câmpus Ijuí, o I Seminário Regional de Uso Racional de Medicamentos e a 1ª Mostra de Estratégias de Promoção da Saúde.

Os eventos são promovidos pela 17ª Coordenadoria Regional de Saúde, e reúnem profissionais de saúde de toda a região de abrangência da coordenadoria. O Curso de Farmácia da UNIJUÍ é um dos apoiadores.

A programação foi aberta com a palestra “Vivência do Profissional Farmacêutico junto à Defensoria Pública Estadual”, tema abordado pela farmacêutica Clarissa Ruaro Xavier. Na sequência, as professoras Karla Renata de Oliveira e Christiane Colet, do curso de Farmácia da UNIJUÍ, abordaram o tema “O Papel do Medicamento na Segurança e no Uso Racional”.

Conforme destaca a professora Karla de Oliveira, entre os dias 05 e 11 de maio se comemora a Semana do Uso Racional de Medicamentos, que tem por objetivo alertar a população sobre a necessidade do uso racional de medicamentos, valorizando a profissão do farmacêutico e a saúde coletiva. Além do debate sobre o tema, proporcionado por eventos como o Seminário Regional, outra ação está sendo proposta pelo Conselho Regional de Farmácia (CRF-RS), por meio de um concurso de incentivo à promoção do uso racional de medicamentos, que visa estimular a produção de uma campanha, com a criação de um slogan, além do desenvolvimento de uma ação sobre o tema.

O Curso de Farmácia da UNIJUÍ, inserido neste concurso do CRF-RS, criou o slogan “O que te faz bem, também pode fazer mal. Seja racional, só use o ideal!” e está desenvolvendo, ao longo da semana, no Posto Central de Saúde de Ijuí, atividades de conscientização sobre o uso racional de medicamentos e orientações de saúde. Conforme destaca a professora Karla, o Brasil é o segundo país no mundo em consumo de medicamentos, perdendo apenas para os Estados Unidos. Também são alarmantes os índices de intoxicações causadas pela automedicação e pelo uso indevido de medicamentos. Estes dados, segundo a docente, mostram a necessidade de debate sobre o tema e de ações práticas que valorizem a atuação do profissional farmacêutico.

Fotos: Centro Acadêmico de Farmácia - atividades de orientação no Posto Central de Saúde



 


 

Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.