Orientar sobre o uso racional de medicamentos e os riscos inerentes na automedicação foram os principais objetivos da ação realizada pelo curso de Farmácia da UNIJUÍ na Praça da República de Ijuí na manhã desta segunda-feira, 5.
A campanha sobre o uso racional de medicamentos, encabeçada pelo Conselho Federal de Farmácia, aconteceu em 17 municípios do Estado e consistiu na distribuição de caixas de um medicamento fictício para a população nas ruas. Dentro das caixas estava um blister vazio com alerta sobre os riscos da automedicação.
Um grupo de pessoas se caracterizou como promotores do medicamento, e um farmacêutico ficou a disposição para registrar as impressões da campanha e orientar a população quanto ao Uso Racional de Medicamentos. “A proposta é fazer com que as pessoas, ao invés de receberem comprimidos para se automedicarem, recebam uma boa dose de orientação”, afirma a coordenadora do Curso de Farmácia da UNIJUÍ, Angélica Moreira. Foram distribuídos 500 blisteres informativos em forma de medicamentos no centro de Ijuí.
Conforme dados do Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul foram registrados mais de seis mil casos de intoxicação com medicamentos nos últimos anos. Uma pesquisa do Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade Industrial (ICTQ), em conjunto com a Data Folha, mostrou que cerca de 80% da população com algum sintoma procura a indicação de familiares, amigos ou vizinhos para se medicarem. No país, a média de internações por intoxicação medicamentosa chega a 60 mil nos últimos anos.
O objetivo da campanha foi de alertar para o uso racional de medicamentos. O conselho também apresentou na Assembleia Legislativa do Estado um projeto de lei que institui a Semana do Uso Racional de Medicamentos.