O descarte inadequado de medicamentos ocasiona a contaminação das águas e do solo, além dos riscos à saúde.
A UNIJUÍ está participando da campanha para o descarte correto de medicamentos promovida pela Secretaria Municipal de Saúde de Ijuí. No prédio da Biblioteca Mario Osorio Marques, no campus Ijuí, há uma caixa coletora. Outro ponto de recolhimento é na Farmácia Universitária, localizada no campus Ijuí.
A Secretaria Municipal de Saúde destaca os danos ao meio ambiente e a saúde da população em geral quando os medicamentos são descartados de forma inadequada. Jogar medicamentos no lixo comum ou na rede de esgoto provoca a contaminação das águas e do solo. Além da questão ambiental, os medicamentos em desuso mantidos em casa aumentam o risco de intoxicações, principalmente por parte das crianças e estimulam a automedicação.
A professora Angélica Moreira, que é coordenadora do curso de Farmácia, explica sobre o procedimento de descarte dos medicamentos: “Primeiramente os alunos do curso de Farmácia da UNIJUÍ preenchem uma tabela onde ficam registradas todas as informações dos medicamentos que estão sendo encaminhados para a Secretaria Municipal de Saúde. Já na Secretaria Municipal de Saúde os medicamentos vencidos são encaminhados para uma empresa que realiza o tratamento correto para evitar contaminação do meio ambiente. Já os medicamentos que não estão vencidos, a SMS os entrega à população mediante apresentação de receituário e através de um controle próprio”. Estes pontos (caixas coletoras) ficarão permanentemente nestes locais.
Na noite desta quinta-feira, dia 11, às 19h, acontece a aula inaugural do curso de Farmácia, sobre este tema, no Mini-auditório 4.