Estudantes e professores do curso de Farmácia da UNIJUÍ realizam atividades relacionadas à profissão.
Prestar orientações sobre o correto descarte de medicamentos, orientar sobre os riscos de doenças silenciosas como diabetes, hipertensão e câncer de pele foram os principais objetivos do evento realizado na Praça da República, durante toda a sexta-feira, 18 de janeiro, em alusão ao dia do Farmacêutico.
O evento contou com estudantes do curso de Farmácia da UNIJUÍ, representantes da rede de farmácias São João, farmacêutica da Secretária Municipal de Saúde, representantes do Conselho Regional de Farmácia e da Farmácia Universitária da UNIJUÍ, que realizou um trabalho sobre a necessidade de uso do protetor solar, todas as atividades estiveram sob a coordenação da professora da UNIJUÍ, Angélica Moreira.
Os estudantes realizaram a verificação de glicose e pressão arterial, seguido de orientações sobre como prevenir a diabetes ou hipertensão, bem como distribuíram folders explicativos sobre a função do farmacêutico, suas áreas de atuação e as funções que desempenha.
Entre as dúvidas mais comuns no descarte foram questionados as diferenças entre medicamentos genéricos, similares e éticos; o uso de antibióticos e pomadas e a restrição da venda de antibióticos somente com receita médica.
A professora Angélica Moreira afirma que esta atividade “visa a valorização dos profissionais farmacêuticos, mostrando a imprescindibilidade para a sociedade pelo fornecimento das informações corretas e, principalmente, dedicação de tempo e atenção a qual a população tem direito”.