No último sábado, 7 de outubro, o curso Engenharia Elétrica da Unijuí e o Instituto Mi Omega, em parceria com o Projeto de Extensão Energia Amiga e com o Centro Acadêmico de Energia Elétrica, promoveram de forma online a palestra “Aterramento e equipotencialização em baixa tensão”.
O palestrante convidado foi o engenheiro eletricista com mais de 40 anos de experiência no setor, João Gilberto Cunha. Graduado pela Universidade Federal de Uberlândia, o convidado tem mestrado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica.
A professora mestre, Caroline Daiane Radüns, apresentou o palestrante da manhã e destacou a importância da temática. “Existe um vínculo forte entre a proposta da palestra com as disciplinas, especificamente com projetos de instalações elétricas. O João é um grande conhecedor da área, por isso então, o convidamos para estar presente, ele sempre é solícito aceitando nossos convites“, disse.
O aterramento e a equipotencialização são sistemas fundamentais para garantir a segurança e qualidade de uma instalação elétrica, é um tema que exige base teórica sólida.
O engenheiro conversou com os estudantes e egressos sobre aterramento e equipotencialização em baixa tensão. Para iniciar, ele explicou os conceitos básicos do tema. “Então quando falamos em aterramento, estamos falando sobre o que está enterrado, e a equipotencialização, é o que está para cima da terra, esse é o conceito que deveríamos sobre assunto”, explicou.
Para auxiliar os participantes, João Gilberto Cunha, também utilizou exemplos reais para explicar os conceitos, e ainda os aconselhou. “Sempre que encontro alguma situação que é nova, eu volto a origem do problema e nos fundamentos, para poder resolver”, disse.