Intercâmbio em Portugal: estudante de Engenharia Elétrica relata vivências no Instituto Politécnico de Leiria - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Acadêmico do curso de Engenharia Elétrica da Unijuí, Jean Bruxel está vivenciando o intercâmbio desde o dia 22 de fevereiro, quando chegou em Portugal para estudar Engenharia Eletrotécnica e de Computadores no Instituto Politécnico de Leiria, no campus ESTG. E tanto as primeiras impressões quanto a adaptação do jovem têm sido positivas.

“Notei que Portugal é um país bem desenvolvido. Consegui me adaptar fácil, já que as pessoas são bem hospitaleiras, estão sempre dispostas a ajudar e a tirar dúvidas. Tivemos um dia especial para recepção dos intercambistas, onde todos tiveram que se apresentar, dizer de onde vieram e por que escolheram o Politécnico de Leiria para estudar. Nos deram materiais da universidade e nos guiaram em uma visita por todo o campus, para apresentação dos lugares, onde fui muito bem recebido e tive a oportunidade de conhecer e conversar com outros intercambistas, de vários lugares do mundo”, contou o estudante.

De acordo com Jean, as disciplinas possuem um método diferente. Elas são divididas em parte teórica e prática, com aulas distintas e, muitas vezes, em dias e com professores diferentes. “Gostei dessa metodologia, pois facilita o aprendizado. Você consegue aplicar na prática, nos laboratórios, os conhecimentos adquiridos na parte teórica”, explicou.

Uma das disciplinas que está realizando é Robótica e Visão Computacional, onde estuda todo o processamento de imagens e como funcionam os pixels. Ele está implementando um sistema de detecção de peças para uma indústria, onde identifica se a peça está completa, se tem os furos desejados e se está no tamanho proposto através dos pixels da imagem, por meio do software Sherlock.

“Outra matéria que estou fazendo é a de Redes de Comunicação, onde se implementa toda a parte de transmissão de dados, através de computadores. Também estou fazendo a matéria de Energias Renováveis, onde são passadas todas as energias desse modelo. Primeiramente, estamos estudando a energia solar, conseguindo implementar um sistema fotovoltaico e fazer todos os cálculos necessários para ver a rentabilidade do sistema e quanto ele irá produzir com base em uma fonte de dados de uma produção anual. Mas também serão propostos estudos em energia hídrica, biomassa, oceânica e a energia eólica, que é a principal fonte de energia de Portugal”, comentou.

Jean também está cursando a disciplina de Instalações Elétricas, a qual tem considerado interessante, já que lhe proporcionou outras visões de segurança nas instalações elétricas. “Aprendi como é a distribuição de energia em baixa tensão, onde é subterrâneo, o modo de aquecimento que é através de cilindro e leva água quente em todas as torneiras da residência, o que não faz o uso da parte elétrica nos chuveiros, entre outros modos de pensar e elaborar projetos”.

Outra disciplina que realiza é a de Inglês - nível intermediário. E apesar do curto período em que está em Portugal, já percebeu a importância de saber a língua na Europa. “A Europa tem muitos estrangeiros que se comunicam em inglês, tanto para pedir ajuda quanto para passar informações. Então é muito importante já vir para Portugal com pelo menos uma noção básica da língua. Isso não só vai ajudar a pedir informações, como também vai proporcionar a oportunidade de conhecer novas pessoas, de outros países”, comentou.

Jean diz que está gostando muito da experiência em outro país e que já tem uma nova visão de mundo, que tem lhe ajudado a crescer como pessoa e como profissional. “Saí da zona de conforto e estou tendo a oportunidade de viver novas experiências, conhecer novos lugares e aprender muito”, finalizou. 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.