Acadêmico de Engenharia Elétrica relata rotina de estudos na Universidade do Porto - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Acadêmico de Engenharia Elétrica da Unijuí, Leonardo Luan Moreira Serpa Sá conta que está tendo uma adaptação tranquila em Portugal e, principalmente, junto à Universidade do Porto, onde realiza seu intercâmbio acadêmico. “O clima é muito semelhante ao inverno no Sul, o que facilitou a acomodação neste novo país. Quanto à recepção na Universidade do Porto, a maior universidade de Portugal e uma das maiores da Europa, foi espetacular, toda a atenção dada aos alunos estrangeiros, as orientações repassadas e o acolhimento por parte da instituição deixaram a adaptação muito mais leve”, relata. 

De acordo com Leonardo, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto ele já conheceu as instalações, salas de aula e todo o "universo" de possibilidades que um intercâmbio proporciona, com estudantes de todos os cantos do mundo. “Estou cursando cinco matérias, sendo três da licenciatura - Introdução à Análise de Dados em Python; Sistemas Elétricos de Baixa Tensão e Introdução à Análise de Dados em Excel, e duas do mestrado - Eletrônica para Sistemas de Energia e Transportes e Máquinas Síncronas. As disciplinas de Introdução à Análise de Dados em Python e Excel são ministradas de forma remota, pela plataforma do Moodle, onde o estudante tem uma primeira inserção em ambas as disciplinas”, explica.

A disciplina de Sistemas Elétricos de Baixa Tensão, segundo Leonardo, prepara o acadêmico para a constituição de redes de baixa tensão, redes industriais, instalações coletivas, quadros e instalações de utilização, noções introdutórias sobre a constituição de cabos elétricos isolados, dentre outros conteúdos. Já na parte do mestrado, a disciplina de Eletrônica para Sistemas de Energia e Transportes prepara o aluno para uma percepção sobre a integração dos sistemas de energia e de transportes no quadro da cidade inteligente. Dessa forma, são ministrados conteúdos de eletrônica de potência, com o projeto de conversores em aplicações reais.

“A outra matéria do mestrado é Máquinas Síncronas, sendo esta responsável por dotar os estudantes de conhecimentos científico e técnico, e de aptidões operacionais relativas ao funcionamento das máquinas síncronas. A disciplina também prepara para a compreensão do funcionamento físico e aplicação dos modelos numéricos para análise do funcionamento em regime estacionário, tudo isso demonstrando na prática, em laboratórios da própria FEUP. Nesta matéria do mestrado as aulas são ministradas em inglês, sendo obrigatório o domínio da língua por parte dos docentes em situações de alunos estrangeiros”.

Segundo o acadêmico, o convênio firmado pela Unijuí e pela Universidade do Porto, somado à toda a base adquirida no curso de Engenharia Elétrica, estão possibilitando que ele tenha uma experiência única no intercâmbio. 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.