O santarosense Nícolas Bernardo de Lima, de quatro anos, agora conta com uma esteira adaptada às suas necessidades físicas
O curso de Engenharia Elétrica da Unijuí faz parte de uma importante conquista da família de Nícolas Bernardo de Lima, de quatro anos, natural de Santa Rosa. Os pais, Roceli Oliveira de Lima e Josoé Morais de Lima, buscaram ajuda para adaptar uma esteira que foi doada à família, para auxiliar na fisioterapia da criança. Nícolas nasceu prematuro e com um quadro clínico de paralisia com quadriparesia espástica, ou seja, com comprometimento nos quatro membros e na fala.
Devido às condições físicas da criança, a velocidade de rolagem da plataforma da esteira era muito alta para o tratamento de fisioterapia, que auxilia no retorno da mobilidade das pernas. O custo para aquisição de uma esteira adaptada às necessidades de Nícolas é elevado, segundo a família. “Enquanto seus amiguinhos correm, brincam e se desenvolvem, Nícolas permanece imóvel em sua cadeira. A esteira permitirá que ele seja estimulado à marcha, com treino de passos juntamente com o andador. Isso irá permitir uma melhor qualidade de vida, maior autonomia e interação”, explica Roceli.
Ao receber a demanda, o curso de Engenharia Elétrica da Unijuí iniciou os ajustes necessários. Estiveram envolvidos nesta ação o coordenador do curso, professor Eliseu Kotlinski, e os professores Luís Fernando Sauthier e Taciana Paula Enderle. Foram utilizados recursos disponíveis no Laboratório de Acionamento e Controle, do campus Ijuí, e o Laboratório de Eletrônica, campus Santa Rosa. A adaptação não teve custo para a família de Nícolas.
Eliseu explica que foi confeccionado um novo conjunto de polias, utilizando uma impressora 3D; refeito o circuito de controle; adaptada a programação e colocado um novo motor. “A proposta de formação dos nossos estudantes contempla três linhas do conhecimento: Eixo de Sistemas de Energia Elétrica, Eixo de Eletrônica e Eixo de Automação e Controle. Hoje, a Engenharia Elétrica, a Medicina e a Fisioterapia são áreas que se complementam e se desenvolvem juntas, buscando melhorar a nossa saúde e a nossa qualidade de vida. Um dos segmentos da Engenharia Elétrica que mais têm se desenvolvido e contribuído para as áreas da saúde refere-se à melhoria das condições de instalações elétricas hospitalares e o desenvolvimento, aperfeiçoamento e manutenção de equipamentos eletromédicos”, afirma o coordenador.
Exercício realizado com supervisão e orientação de fisioterapeuta.