Egressa Caroline Rheinheimer
Para marcar os seus 30 anos de história, o curso de Engenharia Elétrica da Unijuí realizou nesta quinta-feira, 2 de setembro, a primeira palestra de um ciclo de quatro encontros, que serão realizados ao longo deste semestre.
“Dividimos este encontro em duas partes: na primeira, convidamos nossos egressos para realizarem um relato de suas trajetórias, para que os nossos estudantes possam se familiarizar e ver o que é possível realizar no futuro. Para o segundo momento, preparamos palestras técnicas”, explicou o coordenador do curso de Engenharia Elétrica da Unijuí, professor Eliseu Kotlinski.
Natural de Santo Ângelo, Alexandre Hampel Mendes foi o primeiro a compartilhar a sua experiência. Ele teve a oportunidade de, ao final do curso, realizar um estágio na Califórnia. “Sou muito grato ao apoio que o curso me deu. Estava finalizando a graduação e contei com o auxílio de todos para realizar este estágio, que me abriu muitas portas posteriormente”, contou Alexandre, que realizou seu mestrado na Alemanha, em Engenharia Biomédica, e hoje atua como cientista de dados, na área de energias renováveis, na empresa Siemens Gamesa, no mesmo país.
Quem também contou um pouco da sua jornada profissional foi a egressa Caroline Rheinheimer, que há nove anos atua como engenheira de Sistemas de Potência na ONS - Operador Nacional do Sistema Elétrico. “Realizei o curso técnico em Eletrotécnica e, na sequência, ingressei no curso de Engenharia Elétrica na Unijuí. Durante quase toda a graduação, trabalhei em pesquisa no Laboratório de Qualidade de Energia. Consegui realizar um estágio muito legal na CEEE, em Porto Alegre, e depois fui em busca do mestrado”, relata a profissional, que tinha dúvidas, na época, sobre como seria seu futuro, se conseguiria ser aprovada em alguma instituição. “Fui aceita para o mestrado em oito universidades federais e acabei optando pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)”, disse.
Durante o evento, Caroline falou sobre "A atuação do engenheiro eletricista no Sistema Interligado Nacional". Na sequência, ocorreu a palestra com o tema “Proteção elétrica em sistemas de baixa tensão”, a cargo do engenheiro de Aplicação da ABB, Cristiano Gabe. A mediação ficou por conta das professoras da Unijuí, Caroline Daiane Raduns e Taciana Paula Enderle.
O próximo encontro está agendado para o dia 21 de setembro, às 19h10, sobre “Geração Distribuída: do básico ao avançado”, com o professor doutor Maurício Beltrão, da Universidade Federal de Campina Grande. A transmissão ocorrerá pelo canal da Unijuí no Youtube.
Confira o evento na íntegra: