Criar um protótipo de veículo elétrico, com custo a menos de R$ 1,00 para percorrer 40 quilômetros e totalmente não poluente foram os principais objetivos do estudante de Engenharia Elétrica da UNIJUÍ Luciano Bonato em seu trabalho de conclusão de curso. O protótipo foi apresentado na tarde de quarta-feira, 19, no campus da UNIJUÍ.
São duas baterias carregáveis na rede elétrica e com autonomia de 40 quilômetros sem precisar recarregar. A velocidade de 63km/h é a máxima, obedecendo os limites estipulados dentro da cidade. “Foi efetivado um protótipo urbano, de baixíssimo custo, quase sem manutenção e sem nenhum prejuízo ao meio ambiente”, explica um dos orientadores do projeto, professor Maurício de Campos.
Luciano conta que a maior vantagem do veículo elétrico é o seu rendimento que é em torno de 90% a 98%, sendo que carros comuns têm o rendimento de 40% a 50%. Outro beneficio é na questão ambiental, pois o veículo não emite poluentes.
O estudante conta que a ideia veio a partir de uma necessidade que o curso tinha em realizar pesquisas na área. Ele conta que o projeto iniciou há seis meses, mas que o veículo foi feito em um mês e meio.
A intenção agora é realizar, juntamente com o curso de Engenharia Mecânica da Unijuí, aprimoramentos no veículo e, talvez, que ele possa rodar as ruas de Ijuí muito em breve.
Luciano ainda conta que o chamado carro elétrico já é utilizado em vários lugares como no Japão, onde 10% da frota são de carros elétricos. “A ideia não é muito difundida no Brasil e a produção ainda é cara, já que as peças nacionais encontradas são obsoletas ou na maioria das vezes não existem, mas é uma solução para vários problemas, especialmente os ambientais”, destaca.