Na manhã desta segunda-feira, 8 de novembro, acadêmicas do curso de Enfermagem da Unijuí realizaram uma atividade na Escola Municipal Infantil Professora Cândida Iora Turra, no município de Ijuí. A ação faz parte da disciplina “Enfermagem no cuidado à criança e ao adolescente”, coordenada pela professora Luciane Mucelini.
Na atividade, as acadêmicas mostraram vídeos e canções que buscam ensinar às crianças como lavar as mãos, utilizar a máscara e manter o distanciamento social enquanto a pandemia de covid-19 perdura. Segundo a professora Luciane, "oportunidades como essas são importantes para desenvolver habilidades nos acadêmicos e aproximar o conhecimento teórico da prática."
As estudantes concordaram que a atividade é educativa e relevante, visto que as crianças, muitas vezes, precisam de atividades lúdicas para entender assuntos complexos como covid-19 e prevenção a doenças.
A diretora da Escola Professora Cândida Iora Turra, Loreni Beatriz Arnold, comenta que atividades como essa são fundamentais para os pequenos de zero a seis anos. “Aquilo que eles recebem de conhecimento, absorvem, e como estamos em época de pandemia, todo cuidado é pouco. Mesmo que todos os dias os professores façam esse trabalho explicativo sobre a prevenção à covid-19, é sempre bom haver uma comunicação mais preparada, como fizeram as acadêmicas”, comentou a diretora.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí
Na manhã deste domingo, 7 de novembro, a Unijuí recebeu acadêmicos e egressos do curso de Enfermagem para detalhar a parceria com o Grupo Helios, da Alemanha, que prevê a prática profissional em hospitais da Europa. Pela Unijuí, participaram do encontro a vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto; o vice-reitor de Administração, professor Dieter Siedenberg; e a assessora de Relações Internacionais, Vanderléia de Andrade Haiski. Presencialmente, esteve participando o médico e diretor do Grupo Helios, Michael Stalp.
Conforme destacou Stalp, o Grupo Helios é a maior rede hospitalar da Europa e conta com 90 hospitais e 130 centros de atenção à saúde. Mais de 5 milhões de pacientes são atendidos todos os anos pela rede, que conta com um faturamento anual de 6,3 bilhões de euros.
Neste domingo, interessados receberam informações sobre o processo de seleção, as etapas do programa de estágio e o suporte necessário. Nesta segunda e terça-feira, 8 e 9 de novembro, entrevistas serão realizadas com os interessados e, na quarta-feira, os selecionados no primeiro grupo realizam a assinatura dos contratos.
“Para ter essa experiência na Alemanha, o acadêmico pode cumprir parte da sua carga horária de estágio ou começar a atuar a partir da conclusão do curso de Enfermagem. Para além das exigências de saúde, como comprovantes de vacinação, também é necessário apresentar proficiência em alemão - e, para isso, o Grupo Helios disponibiliza uma bolsa de estudos, para que o estudante dedique 4h do seu dia ao estudo da língua”, explicou o vice-reitor de Administração, professor Dieter Siedenberg.
O projeto conta com um total de três fases: a primeira inclui dois semestres de curso de língua alemã, com bolsa de estudos; a segunda fase refere-se ao estágio prático nas clínicas e hospitais do Grupo Helios, na Alemanha; e a terceira fase consiste em uma seleção de emprego para atuar profissionalmente no grupo.
O encontro foi promovido pelo Escritório de Relações Internacionais da Unijuí (ERI), juntamente com o curso de Enfermagem da Universidade. Também participaram, via Skype, um representante da Agência Federal de Emprego Alemã e dois diretores de hospitais da rede.
O programa de estágio possibilita aos participantes aprender outro idioma, uma nova cultura e o funcionamento do sistema hospitalar alemão. “Os participantes têm acesso a todo esse conhecimento de forma gratuita e com bolsas de estudos, fornecida pela parceria entre o Grupo Helios e a Unijuí, além de ampliar seu currículo, construindo uma carreira internacional”, explica Vanderléia.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail eri@unijui.edu.br ou pelo telefone 55 3332 0329.
Na manhã desta quinta-feira, 28 de outubro, um grupo de alunas do Centro de Educação Básica Francisco de Assis - EFA conheceu de perto o curso de Enfermagem da Unijuí. As visitantes foram acompanhadas pela professora Bruna Nadaletti de Araujo e conheceram o Complexo 2 da Unijuí Saúde.
Na visita, as estudantes da EFA observaram uma punção venosa periférica feita pelos acadêmicos que colaboraram e sanaram dúvidas do grupo. Além disso, foram apresentadas às alunas as salas do Complexo 2 e, em especial, os bonecos de simulação, utilizados pelos acadêmicos.
Segundo a professora Bruna, demonstrar à comunidade externa e, principalmente, aos futuros acadêmicos como o curso de Enfermagem funciona é fundamental para auxiliá-los na escolha profissional. “Apresentar o curso aos alunos do Ensino Médio é uma estratégia de divulgação daquilo que temos para oferecer. Momento em destacamos a nossa estrutura curricular inovadora, metodologias ativas utilizadas durante as aulas, assim como os espaços físicos e tecnologias disponíveis”, comenta.
Essas atividades demonstrativas servem também para explicar a função do enfermeiro na área da saúde. “Cabe destacar também que, através do contato com esse público do Ensino Médio, é possível clarear o papel da nossa profissão e suas áreas de atuação, que vão muito além do ambiente hospitalar e atenção primária à saúde,” complementa a docente.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí
Na segunda-feira, 4 de setembro, na disciplina do 6º semestre - Enfermagem em Ginecologia, foi organizada uma aula prática com quatro estações clínicas de aprendizado, sendo ministrada pelas professoras do curso de Enfermagem, Arlete Regina Roman e Josélia Gomes.
Durante a aula, ocorreu a participação de duas estudantes do Ensino Médio da EFA, resultado da parceria entre o Grêmio Estudantil e a Unijuí, com o intuito de aproximar os alunos da Universidade, inserindo-os em diferentes aulas e atividades práticas dos cursos de formação.
As estações foram divididas em quatro linhas de cuidados: na Estação 1 foram analisados os métodos hormonais e não hormonais para contracepção; na Estação 2, exame de coleta de material para citologia cervical (rastreio do câncer de colo uterino); na Estação 3, a saúde mamária (autopalpação e exame clínico de mamas); e na Estação 4, os cuidados farmacológicos e não farmacológicos a mulheres com vulvovaginites e/ou cervicites.
“Nós percebemos que quanto mais o estudante manuseia os materiais, não só em modelos anatômicos, mas, por exemplo, os próprios blisters das pílulas contraceptivas, o DIU, o diafragma, os preservativos masculino e feminino; mais tranquilos e mais seguros eles chegam para a prática. E aí eles conseguem se concentrar na entrevista, na anamnese com a mulher e já têm um pouco mais de segurança e conhecimento dos materiais que vão encontrar”, ressalta a professora Arlete.
Por Susan Pereira, estagiária da Assessoria de Marketing da Unijuí
Na última sexta-feira, dia 1º de outubro, nos turnos da manhã e tarde, acadêmicos do 10º semestre do curso de graduação em Enfermagem da Unijuí apresentaram seus trabalhos de conclusão, referentes à disciplina de Estágio em Enfermagem III, sob orientação das professoras Cátia Matte Dezordi e Arlete Regina Roman. A atividade ocorreu junto ao auditório da Secretaria Municipal de Saúde.
Na ocasião, além dos estudantes e professoras, estiveram presentes a equipe gestora da Secretaria Municipal de Saúde e os enfermeiros responsáveis pelas unidades de saúde onde se realizaram os estágios: Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Colmeia; CAPS AD; Unidade de Saúde do bairro Luiz Fogliatto; Unidade de Saúde do bairro Modelo; Serviço de Atenção Especializada (SAE); Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA) e Unidade de Saúde da Mulher.
Os temas abordados nos trabalhos da disciplina emergiram das experiências vivenciadas pelos acadêmicos. Dentre eles, estiveram a classificação de risco em uma unidade de pronto atendimento; cuidado integral às pessoas com o vírus da imunodeficiência humana e/ou com síndrome da imunodeficiência adquirida; padronização de diluição de medicamentos injetáveis visando a segurança do paciente; integralidade do cuidado aos usuários dependentes químicos em situação de vulnerabilidade social; otimização do fluxo de acompanhamento aos usuários de saúde mental em um Centro de Atenção Psicossocial e o monitoramento de sífilis na gestante e parcerias sexuais.
Os estudantes utilizaram a Metodologia Problematizadora como estratégia de ensino propulsora de conhecimentos no ambiente prático. Ela consiste em uma estratégia de inovação na área educacional de saúde e mostra-se tanto como um método de estudo, quanto de ensino, uma vez que promove nos sujeitos uma postura crítica, reflexiva e também investigativa, a partir da identificação de uma situação-problema e busca de resoluções. Esta metodologia e a socialização servem para dar significado às experiências profissionais vivenciadas durante a formação acadêmica, embasadas em estudos e pesquisas, de modo a ampliar a qualificação do processo de ensino e aprendizagem.
Nesta segunda-feira, 27 de setembro, ocorreu um bate-papo sobre a Rede de Proteção à Infância de Ijuí. A conversa foi com os estudantes do 8° semestre do curso de Enfermagem, na disciplina de Enfermagem em Atenção à Criança e ao Adolescente, ministrada pelas professoras Marinez Koller Pettenon e Luciane Mucelini.
O bate-papo teve o intuito de aproximar os estudantes do dia a dia dos profissionais que integram a rede, para que possam aliar a teoria, vista em sala de aula, à prática. O encontro foi conduzido pela coordenadora municipal de Saúde Mental, Márcia Biolchi do Amaral, e pela representante da Rede de Proteção à Infância e Adolescência do município de Ijuí, Tânia Silva.
De acordo com a professora Marinez, “nesta disciplina é trabalhada toda proteção da criança, desde a Primeira Infância até a adolescência, por isso a importância de trabalhar como funciona a rede de atenção à criança no município de Ijuí”, explica.
Por Susan Pereira, estagiária da Assessoria de Marketing da Unijuí
Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.