O curso de Enfermagem da Unijuí tem como proposta preparar os estudantes para atuarem em diversas frentes quando chegarem ao mercado de trabalho. Além da teoria, a prática é inserida já no início do curso em laboratórios altamente qualificados. A partir do quarto módulo os acadêmicos são inseridos em práticas e vivências reais, em locais como hospitais, Estratégias de Saúde da Família (ESFs), e serviços especializados como o Centro Especializado em Reabilitação Física, Intelectual e Visual (CER III - Unir).
“São várias possibilidades que nossos acadêmicos têm de usufruir, em especial na nossa Universidade, que conta com laboratórios altamente tecnológicos e qualificados, salas de aula para receberem um ensino de excelência”, destaca a coordenadora do curso de Enfermagem da Unijuí, professora Cátia Dezordi. A formação está com inscrições abertas até o dia 29 de julho no Vestibular de Inverno, as quais podem ser feitas pelo site unijui.edu.br/vestibular.
O curso de Enfermagem possui cinco anos de duração e é em turno integral, com as disciplinas concentradas no período noturno e as práticas pela manhã ou à tarde. Durante a graduação, há a possibilidade de o acadêmico participar de projetos de pesquisa e projetos de extensão, tanto na modalidade de bolsistas, como voluntários. Outra oportunidade é quanto ao intercâmbio acadêmico, que pode ser feito após o estudante concluir 20% do curso.
A professora Sandra Kinalski salienta que o formando do curso sai para o mercado de trabalho com uma alta qualificação profissional, especialmente pela organização do curso, focada para que se tenha uma articulação da teoria com a prática. “isso acontece desde o primeiro módulo da formação, e como consequência os egressos tem uma ótima colocação no mercado de trabalho. É algo que se destaca e que a gente tem acompanhado com muita satisfação”, ressalta.
O curso de Enfermagem possibilita ao profissional atuar postos de saúde, clínicas de imunização, instituições para idosos, em hospitais nos serviços de UTI, centro cirúrgico, oncologia, hemodiálise, auditoria, pronto-atendimento e outros, policlínicas, centros de atendimento à saúde e serviços de reabilitação física.
Outro destaque é a possibilidade de atuação com a coordenação de equipes de enfermagem e de saúde. “O enfermeiro, geralmente, é o coordenador da equipe e se responsabiliza com o cuidado do paciente. Conduz e coordena os técnicos em Enfermagem e a equipe, ou seja, ele é uma referência em vários serviços de saúde então ele tem uma gama de possibilidades de atuação”, completa a coordenadora Cátia Dezordi.