Aula aberta do curso de Enfermagem debate mudanças para os profissionais da área - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

O curso de Enfermagem da Unijuí promoveu, nesta semana, uma aula aberta em comemoração à Semana da Enfermagem, a qual remete ao Dia da Enfermagem, celebrado em 12 de maio, e ao Dia do Técnico em Enfermagem, comemorado no próximo dia 20. O evento ocorreu no Centro de Eventos, no campus Ijuí, e contou com a participação de docentes, estudantes da graduação e apoiadores.

A aula aberta teve como tema central “O processo de Enfermagem e a atualização da Resolução Cofen 736”, a qual foi ministrada pela professora associada da Universidade Federal Fluminense e coordenadora do Programa de Apoio à Implantação do Processo de Enfermagem, Rosimere Ferreira Santana. A atividade foi feita em parceria com a Academia LifeFit, Cicatriclin e Centro Acadêmico de Enfermagem. 

De acordo com a coordenadora do curso de Enfermagem da Unijuí, professora Cátia Cristiane Matte Dezordi, a aula aberta neste momento em que o Rio Grande do Sul convive devido às enchentes se faz ainda mais importante, pois reforça a união dos profissionais e incentiva a todos a prestar o melhor cuidado e assistência possível àqueles que foram vítimas e precisam de ajuda neste momento. 

“Com muita satisfação nos reunimos para celebrar a Semana da Enfermagem, a qual é especial para reconhecermos e homenagearmos a dedicação, comprometimento, e o amor que cada um de nós coloca na nossa profissão. Neste momento de dor do nosso Estado, é fundamental que nós profissionais da saúde estejamos unidos. A Enfermagem é uma profissão de dedicação e comprometimento com o bem-estar do próximo e é justamente nessas horas difíceis que nossa verdadeira essência se revela”, comenta a docente. 

A coordenadora também ressalta sobre a Semana da Enfermagem e reitera a importância dos profissionais. “Com seu trabalho incansável, os enfermeiros fazem a diferença na vida de uma incontável parcela de pessoas. Espero que possamos juntos superar as adversidades e gerar oportunidades de conhecimento e aprendizado neste momento complicado”, completa. 

A palestrante, professora Rosimere Ferreira Santana, trouxe informações importantes sobre a mudança envolvendo a resolução Cofen 736. Conforme explica, a mudança traz impactos em várias frentes para os enfermeiros, tanto para aqueles que já atuam, quanto para os docentes que precisam repassar conhecimento aos futuros profissionais.

A nova resolução estabelece uma diferenciação conceitual entre a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) e o Processo de Enfermagem. Adicionalmente, o documento modifica as fases de organização do Processo de Enfermagem, que agora compreendem a avaliação, o diagnóstico, o planejamento, a implementação e a evolução.

 “Todos vão precisar se readequar, principalmente quem está na graduação e quem vai prestar concursos, se inserir no mercado de trabalho. Os hospitais já estão se adequando e vão procurar profissionais que já estejam adaptados. Este é um tema que vai afetar a todos os enfermeiros”, ressalta Rosimere, que abordou na palestra as principais mudanças, características e as distinções entre as resoluções passadas e a atual. 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.