Curso de Enfermagem promove aula inaugural e realiza atividade de recepção aos novos acadêmicos - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Na noite desta quinta-feira, 9 de março, o curso de Enfermagem da Unijuí e o Centro Acadêmico de Enfermagem (CAENF) promoveram, junto ao Centro de Eventos da Universidade, a aula inaugural do curso, marcando o início do primeiro semestre do ano. 

A programação foi aberta com fala da coordenadora do curso, professora Marinez Koller Pettenon, que saudou os estudantes, desejou boas-vindas, e apresentou parte dos professores que compõem o corpo docente da Enfermagem. Na sequência, a convidada especial, enfermeira Danieli Ciotti, abordou a temática “Dimensões do ser-enfermeiro(a) no mundo”. Danieli é enfermeira pós-graduada em Gestão Estratégica em Cooperativas de Saúde, possui MBA em Gestão de Negócios em Saúde, docência na Educação Profissional de Nível Técnico, é docente e coordenadora do curso técnico em Enfermagem do Senac de Ijuí. 

A fala da nossa convidada foi muito importante, pois ela abordou sua trajetória profissional e falou sobre os diferentes locais e possibilidades de atuação do enfermeiro. Explanou sobre o ser-enfermeiro aberto às novas tecnologias, falou sobre inteligência emocional e sobre a importância de empreender na enfermagem. Deu destaque, ainda, à ética profissional e à necessidade da atualização constante”, ressaltou a coordenadora.

Na sequência, foi o momento dos estudantes do último ano do curso prestarem uma homenagem aos professores escolhidos para os acompanharem na formatura. Depois,  representantes do CAENF - as estudantes Raiana de Bairros Novais e Maiane Kinetz Arnold, presidente e vice-presidente - fizeram uma abordagem contextualizando o que é o Centro Acadêmico e qual sua importância. 

As acadêmicas falaram sobre o curso, sobre o projeto Enfermagem Unijuí na Alemanha e mostraram importantes locais de práticas e estágios no decorrer do curso, trazendo, também, aspectos históricos da precursora da Enfermagem, Florence Nightingale. 

Para finalizar, foi hora de brincar com os calouros: teve hora da tinta; hora da plaquinha da vergonha; e momento do escuro onde, com a lamparina acesa (símbolo da Enfermagem) passando de mão em mão, os estudantes expressaram um desejo para seu momento de graduação. Para finalizar, ocorreu um juramento dos calouros para os veteranos. “Foram muitos momentos alegres, descontraídos, científicos e de homenagens nesta noite que fará parte da construção de memórias do curso de Enfermagem”, ressaltou a coordenadora. Após a aula inaugural, foi disponibilizado um coffee aos participantes.




Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.