A vivência que teve com a avó paterna, portadora de feridas crônicas, levou a recentemente graduada no curso de Enfermagem da Unijuí, Karine Prates Germano, a focar o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) nas “Percepções de pacientes com feridas crônicas sobre a interferência em seu bem-estar e atividades diárias”.
Graduada no curso neste mês de março, Karine conta que o interesse pela temática acabou se fortalecendo em meio à atuação assistencial, durante os estágios acadêmicos curriculares e extracurriculares que demonstraram a necessidade do olhar do enfermeiro ao paciente, para além da ferida crônica, tendo em vista as interferências negativas causadas no seu dia a dia.
“Ao desenvolver o TCC, busquei sensibilizar profissionais de saúde que estão na assistência diariamente. A partir do método de pesquisa qualitativa, busquei na fala dos usuários de Estratégias de Saúde da Família, que possuíam feridas crônicas, informações sobre interferências em seu bem-estar e atividades diárias antes e após o acometimento”, explicou Karine, destacando que a pesquisa evidenciou que as limitações geradas a partir da questão física refletem muito mais do que a ferida aberta e momentos dolorosos. “Constatei o isolamento social, o afastamento do trabalho e a dependência física, além de perceber que intensificaram-se fatores que podem vir a desencadear quadros graves de depressão, necessitando de atenção e cuidado qualificado e integral”, completou.
Karine diz que se sente preparada, como enfermeira, para desenvolver o cuidado minucioso, humanizado, qualificado e integral ao ser humano. Ela afirma que seguirá buscando novas atualizações na área da saúde e caminhando na direção de novos desafios, que possam desenvolvê-la pessoal e profissionalmente. “Nesta jornada, agradeço à Unijuí por me proporcionar vivências únicas durante o curso de graduação em Enfermagem, bem como à minha orientadora, professora doutora Sandra Kinalski, por contribuir com seu conhecimento e dedicação na elaboração do TCC”, finalizou.