Egressos e estudantes de Enfermagem iniciam aulas de língua alemã - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Curso faz parte da primeira fase do projeto “Além das Fronteiras: Enfermagem Unijuí na Alemanha”, iniciativa entre a Unijuí e o Grupo Helios

Doze, dos 18 selecionados para o projeto “Além das Fronteiras: Enfermagem Unijuí na Alemanha”, tiveram nesta segunda-feira, dia 7 de fevereiro, a primeira aula de língua alemã no Campus da Unijuí em Ijuí. A iniciativa parte de uma parceria entre a Unijuí e o Grupo Helios, a maior rede de hospitais e clínicas da Alemanha, que permitirá que egressos e estudantes do curso de Enfermagem tenham a experiência de atuar no mercado de trabalho europeu. Os demais selecionados, que são acadêmicos de uma fase mais inicial da graduação, realizarão o curso em 2023.

Conforme explica a professora coordenadora do projeto, Bruna Nadaletti, as aulas acontecem presencialmente de segunda a sexta-feira, das 14h às 16h, na sala A3 do Campus. Os participantes ainda têm que dedicar duas horas por dia ao estudo online da língua alemã, para que, em um ano, possam realizar a prova de proficiência. Para dedicação ao projeto, os participantes recebem uma bolsa de estudos. 

“O projeto compreende três fases. A primeira é a realização do curso e a prova de proficiência. Se aprovados, eles seguem para a segunda fase, que é opcional, e que trata da realização de um estágio prático na Alemanha. O acadêmico que está no último ano do curso pode fazer parte do seu estágio curricular na Europa e o egresso, por sua vez, pode já ter a experiência de atuar por três meses na rede alemã. A decisão não impede que os participantes passem para a terceira fase, que é de entrevista e consolidação da vaga de emprego”, explicou a professora. 

Em abril, uma nova seleção será realizada. Interessados já podem entrar em contato com o Escritório de Relações Internacionais da Universidade, pelo e-mail eri@unijui.edu.br, pelo telefone 55 3332 0329 ou WhatsApp 9 8146-1888.

“Essa é uma oportunidade ímpar tanto para o acadêmico quanto para o profissional já formado, que pode ter a experiência de atuar num país de Primeiro Mundo, em serviços de saúde que são considerados referências, com todo apoio estrutural e financeiro”, destacou Bruna Nadaletti. Além do suporte da Unijuí e do Grupo Helios, os participantes também terão apoio de um representante da ZAV, Agência do Governo Federal da Alemanha para o Trabalho, em todas as fases. 

 

 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.