Curso de Enfermagem socializa intervenções realizadas junto aos serviços de saúde - Unijuí

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No dia 29 de junho, na Secretaria Municipal de Saúde de Ijuí, estudantes do Curso de Enfermagem da Unijuí realizaram um momento de socialização das intervenções realizadas nas Estratégias de Saúde da Família (ESF) e na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Ijuí. Na oportunidade, estiveram presente as docentes supervisoras do Estágio Curricular Supervisionado de Enfermagem I, a coordenadora do Curso de Enfermagem, a Coordenadora da Atenção Básica do município, enfermeiros das ESFs, a Coordenadora e profissionais da equipe multidisciplinar da APAE.

No primeiro semestre de 2018, os estudantes do último ano do Curso de Enfermagem estavam inseridos nas Equipes de Saúde da Família de Ijuí, oportunidade que permitiu vivenciar como futuros profissionais em campo de prática, aprender sobre formas de assistir o outro de modo integral e humanizado. Atuar em Equipes de Saúde da Família, enquanto estudantes de enfermagem do último ano do curso, possibilitou articular a teoria com a prática, o desenvolvimento de atividades gerenciais e assistenciais supervisionadas pelo docente e apoiado pelo enfermeiro da unidade.

Os estudantes foram instigados a utilizar a Metodologia da Problematização, a qual trata-se de uma metodologia de ensino-aprendizagem com foco no estudante, a fim de instigá-los a refletir sobre as possíveis causas dos problemas, a serem críticos-reflexivos e também proativos, contribuindo para os serviços de saúde, sujeitos, famílias e comunidade.

A utilização desta metodologia, possibilitou aos estudantes, futuros enfermeiros, exercer o papel de solucionador de problemas, instigando-o a propor hipóteses de intervenção para a promoção da saúde para indivíduos e/ou comunidade.

Os estudantes colocaram essa metodologia em prática em suas unidades de atuação seguindo as cinco etapas com base na observação da realidade (problema), seguida da identificação dos postos-chave, teorização sobre o problema ou busca de conhecimento. Posteriormente, foram pontuadas as hipóteses de solução, possibilitando a intervenção (aplicabilidade a realidade, junto aos serviços e as equipes), o exercício e o manejo das situações.

 Após esse processo, os estudantes, relataram uma amplitude do olhar sobre o serviço e a capacidade de refletir e assumir postura crítica e de proatividade, assumindo a responsabilidade pela construção de novos conhecimentos.


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