|
“Pesquisa em Enfermagem: Aplicabilidade, Implicações e Visibilidade”, foi tema do 18º SENPE.
De 30 de maio a 03 de junho, Fortaleza (Ceará) se transformou na capital das pesquisas científicas em Enfermagem do Brasil. Neste período aconteceu o 18º Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem (SENPE), que neste ano teve como tema central “Pesquisa em Enfermagem: Aplicabilidade, Implicações e Visibilidade”. O Seminário foi antecedido pelo Fórum de Pesquisadores e Coordenadores de Pós-Graduação em Enfermagem, momento em que foram definidas as novas linhas de pesquisa em Enfermagem no Brasil e pelos Cursos Pré-congresso.
Participaram do evento, considerado o mais importante para a Enfermagem no que diz respeito ao debate sobre a produção de conhecimento, mais de 1.300 enfermeiros, estudantes de graduação e pós-graduação. Também estiveram presentes representantes de importantes entidades de pesquisa do Brasil, como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), além de conceituados profissionais, da academia, de outros países como Canadá, Colômbia e Portugal.
A UNIJUÍ esteve representada pelas docentes do Curso de Enfermagem Dra. Eniva Miladi Fernandes Stumm e Me. Joseila Sonego Gomes e, pela Mestranda em Atenção Integral à Saúde, Enfermeira do Hospital Unimed Noroeste, Gerli Elenise Herr. Também, a enfermeira do Hospital Universitário de Santa Maria/RS Eliane Raquel Rieth Benetti, egressa da UNIJUÍ e Doutoranda em Enfermagem pelo PPGENF/UFSM, esteve presente no evento.
Resultados de pesquisas realizadas na UNIJUÍ foram compartilhados, tanto em comunicação coordenada quanto em e-pôster, o que possibilitou a visibilidade do conhecimento produzido na instituição. Além disso, a participação no seminário proporcionou discussões e reflexões acerca das prioridades de pesquisas, bem como a oportunidade de congraçamento e troca de saberes, estabelecimento de novas amizades e, reforçou a integração da categoria.
Para a Dra. Eniva Stumm, participar de um evento desse porte, enriquece a prática profissional porque as discussões estabelecidas remetem ao crescimento e futuro da ciência do cuidar, bem como a responsabilidade dos programas de pós-graduação na formação e produção do conhecimento em Enfermagem.
As enfermeiras participantes acreditam que a busca de conhecimentos é essencial para a formação de enfermeiros competentes e proativos, além de favorecer uma articulação da pesquisa com a prática assistencial, de forma que o saber construído chegue ao público e aos profissionais de enfermagem.