|
O Curso de Enfermagem da UNIJUÍ esteve representado no Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio Grande do Sul (SOCERGS) e no Simpósio de Enfermagem em Cardiologia, que aconteceram no Serrano Resort Convenções & Spa, em Gramado, entre os dias de 21 e 23 de agosto.
Participaram do evento as enfermeiras docentes Eniva Stumm e Eliane Raquel Rieth Benetti. Além das professoras, as acadêmicas de Enfermagem do 8° semestre, Jaqueline Piccoli Korb e Eduarda Desconsi, e do 6° semestre, Fernanda Duarte Siqueira e Monique Portella, se fizeram presentes. Destaca-se também a presença de duas egressas do curso de Enfermagem da UNIJUÍ - Larissa de Carli Copetti, atuante no HCI, e Leticia Demari, no Hospital Unimed.
Nestes eventos, foram apresentados cinco trabalhos científicos na modalidade pôster, sendo que os resumos dos respectivos trabalhos serão publicados na revista Arquivos Brasileiros de Cardiologia, no mês de setembro. Dos trabalhos apresentados, dois contemplaram resultados parciais de Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação em Enfermagem; um mencionou resultados de um TCC da Pós-Graduação Lato Sensu em Enfermagem emTerapia Intensiva Coronariana e Hemodinâmica, e outros dois descreveram relatos de experiência de estudantes de enfermagem, tendo como tema central a Sistematização da Assis Enfermagem (SAE) em Cardiologia.
Considerado um dos encontros regionais científicos importantes da cardiologia, o evento reuniu mais de 1.200 participantes, incluindo profissionais e acadêmicos da área da saúde. Na avaliação da professora Eniva Stumm, este congresso representa a oportunidade para revisar conhecimentos em todos os campos da cardiologia, bem como renovar e incorporar novos aspectos necessários para a prática contemporânea assistencial. Nesse contexto, os simpósios de especialidades retratam a preocupação de trabalhar a multidisciplinariedade no tratamento eficaz das cardiopatias, bem como a prevenção das doenças, além de promoverem o intercâmbio de conhecimentos.
Para as docentes Eniva e Eliane, o fato de participar desse evento foi importante por permitir atualização, agregar novos conhecimentos sobre a temática, proporcionar discussão com diferentes profissionais, bem como instigá-las para o desenvolvimento de mais estudos sobre a temática. Além disso, foi igualmente importante pelo fato de reunir profissionais de diferentes instituições de assistência à saúde, bem como de universidades, favorecendo, dessa forma, a troca de experiência entre enfermeiros, estudantes e demais profissionais que integraram o evento.
Para as alunas, o evento possibilitou novos conhecimentos, valorização dos seus trabalhos enquanto estudantes e participantes de projetos de iniciação científica, além de proporcionar maior subsídio teórico que facilitam a práxis da enfermagem e o entendimento acerca dos assuntos abordados, auxiliando na qualificação da assistência enquanto futuras enfermeiras.