Acadêmicos do sexto semestre do Curso de Enfermagem da UNIJUÍ vivenciaram uma situação de prática profissional, desenvolvida no Laboratório de Enfermagem do Departamento de Ciências da Vida - DCvida, com o objetivo de socializar conhecimentos adquiridos na disciplina de Prática em Enfermagem em Saúde do Adulto II.
Conforme explica a professora Eniva Stumm, orientadora da aula prática, a atividade era realizada, anteriormente, no Centro Cirúrgico do HCI e agora, pela primeira vez, passa a ser desenvolvida no espaço do Laboratório de Enfermagem da UNIJUÍ. Na aula, acadêmicos recebem orientações quanto à postura em uma sala cirúrgica, no sentido de manter o ambiente asséptico, técnicas de degermação, escovação das mãos e antebraços, identificação dos instrumentais cirúrgicos e preparo de mesa cirúrgica, instrumentação cirúrgica e simulação de uma cirurgia. Além da professora Eniva Stumm, atuam nessa disciplina as professoras Rosane Mastella e Eliane Rieth Benetti.
A atividade realizada foi avaliada pelos estudantes como um momento de aprendizado, o que se evidencia nos depoimentos de alguns dos participantes. Para a acadêmica Cíntia Beatriz Goi, a atividade possibilitou simular situações reais, com as quais os acadêmicos irão de deparar quando estiverem em campo de prática. “Essa atividade nos familiariza e reduz o medo do novo, do desconhecido”. A acadêmica Simone Paschoal também avaliou a aula prática como uma atividade fundamental para dar segurança em relação ao aprendizado e à prática: “O que nos preocupa é o fato de que, no Centro Cirúrgico, não podemos errar, pois estamos diante de um paciente, precisamos ser ágeis, termos destreza e conhecimento dos instrumentais cirúrgicos”. A proximidade com a realidade profissional também foi destacada pelo acadêmico Rodolfo Fontana: “Nos sentimos privilegiados de termos um espaço que nos permite realizar a prática, que inclui a simulação de uma cirurgia e uma equipe atuando”.
A professora Eniva Stumm destaca que a iniciativa oportunizou aos estudantes se familiarizarem com a técnica, conhecer os instrumentais cirúrgicos necessários para uma cirurgia de grande porte, bem como simular a inserção deles em uma cirurgia, além de valorizar o espaço disponível na UNIJUÍ para a qualificação acadêmica. “Uma atividade como esta é importante, pois contribui para a qualificação dos nossos estudantes no sentido de prepará-los adequadamente para atuarem em um centro cirúrgico, fato que vai ocorrer ao longo deste semestre”. Eniva também destaca a importância de otimizar ao máximo o espaço do Laboratório de Enfermagem, e destaca o apoio que tem recebido da equipe de Enfermagem do HCI para as atividade práticas do curso.