Atividade contribuiu para compreender que a enfermagem é uma profissão comprometida com a saúde e a qualidade de vida
Conhecer e compreender o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (Resolução COFEN – 311/2007) como uma ferramenta para o agir profissional de auxiliares e técnicos de enfermagem e enfermeiros é um dos objetivos da disciplina de Enfermagem e Deontologia, do terceiro semestre da graduação em Enfermagem da UNIJUÍ.
Neste semestre a professora Arlete Regina Roman propôs como estratégia de sistematização das discussões que o assunto produziu em sala de aula a confecção de painéis com figuras retratando as responsabilidades, os direitos, os deveres e as proibições que o código aponta.
Os estudantes destacaram que a atividade, com características lúdicas, contribuiu para compreender que a enfermagem é uma profissão comprometida com a saúde e a qualidade de vida da pessoa, família e coletividade. A professora destaca que o profissional de enfermagem respeita a vida, a dignidade e os direitos humanos, em todas as suas dimensões e exerce suas atividades com competência para a promoção do ser humano na sua integralidade, de acordo com os princípios da ética e da bioética.
Temas como o sigilo profissional e as relações profissionais produziram diferentes e diversas considerações ao longo da aula. Os painéis produzidos estão expostos nos murais do Departamento de Ciências da Vida – DCVIDA.