O Laboratório de Atividades Físicas e Promoção à Saúde (LAFPS) da Unijuí, no campus Santa Rosa, celebrou seu 14º aniversário em agosto. A história desse espaço se conecta com a de Oldemar Preschadt, um comerciante aposentado e reconhecido no campus como a “Lenda do LAFPS”, por ser o primeiro aluno a frequentar o espaço e permanecer em plena atividade.
O propósito do Laboratório é servir à comunidade, por meio da orientação adequada para a prática de atividades físicas e promoção da saúde, sob coordenação da professora doutora Moane Krug. A técnica responsável pelo Laboratório, Vanessa do Nascimento dos Santos, explica que são oferecidas atividades como musculação, circuito funcional e rodas de conversa, para 30 alunos. "Atualmente, nossa demanda é muito mais ampla. Inicialmente, atendíamos usuários com problemas cardíacos, hipertensão, diabetes, e pacientes em tratamento contra o câncer. Agora, expandimos para incluir pessoas que sofreram Acidente Vascular Cerebral (AVC), adolescentes, colaboradores da Unijuí e aqueles que desejam praticar exercícios voltados à promoção da saúde e qualidade de vida".
A história de Oldemar uniu-se com a da Unijuí quando Vanderlise Angst, estagiária do curso de Educação Física, buscou a ajuda da cardiologista Ana Regina Hartmann Kist para conduzir uma pesquisa com pacientes cardiopatas. Oldemar foi indicado como participante, pois em 2007 sofreu um infarto e precisou modificar diversos aspectos de sua vida devido à saúde debilitada.
Após participar da pesquisa com Vanderlise, ela compartilhou sobre a organização de um laboratório de atividades físicas pela Unijuí para uso da comunidade. Assim, no dia 3 de agosto de 2009, Oldemar tornou-se o primeiro aluno do Laboratório de Atividades Físicas e Promoção à Saúde.
Oldemar participa das atividades três vezes por semana, sob orientação da técnica responsável do Laboratório, Vanessa do Nascimento dos Santos, e dos estagiários do curso de Educação Física, Yago Mombach e Frederico Henrique Winkler. Ele destaca o cuidado especial da equipe do laboratório, que realiza verificações de pressão, saturação e oxigenação antes de iniciar qualquer atividade. “A equipe do laboratório tem um cuidado especial, estão sempre dando a devida atenção. Antes de iniciar qualquer atividade é feita a verificação de pressão, saturação e oxigenação. Se em algum momento eu parar de fazer um exercício sem motivo, eles me perguntam o que aconteceu, se está tudo bem, me dão uma atenção direta, isso me deixa lisonjeado, é um cuidado especial com todos que utilizam o laboratório, nós construímos uma família”, disse.
Vanessa do Nascimento dos Santos, responsável técnica do Laboratório, ressalta a importância do cuidado individualizado para cada aluno atendido pelo LAFPS. “É de extrema responsabilidade auxiliar quem frequenta o laboratório de atividade física, pois cada um tem sua individualidade e suas patologias. É preciso ter um olhar minucioso para cada individualidade, desde o momento em que prescrevemos os exercícios até o momento de auxiliá-los a executar o movimento de forma correta. Os sinais vitais são avaliados no início e no final do treinamento, esta é mais uma forma de conhecê-los e também de dar segurança, pois este momento inicial e final faz total diferença para analisarmos através da aferição da pressão arterial, batimentos cardíacos, saturação e oxigenação o bem-estar e a melhora desses sinais após a prática do exercício físico”, explicou.
Ao longo dos 14 anos como aluno do Laboratório, Oldemar nunca deixou de praticar atividade física. No decorrer da pandemia de Covid-19, o aposentado treinou online com a ajuda dos estagiários do curso de Educação Física e também teve sessões de terapia com uma estagiária do curso de Psicologia. “Na pandemia eles não me abandonaram, fizemos treinamento online, o estagiário Matheus Veiga, auxiliava com alguns exercícios via chamada de vídeo, eu comprei pesos, fita elástica e com um cabo de vassoura conseguia fazer muitos exercícios”, contou.
Oldemar ressalta a importância do Laboratório em sua vida como um dos principais fatores para sua recuperação, pois ele encontrou motivação, melhorou seu condicionamento físico e adquiriu mais disposição para enfrentar os desafios diários. Além disso, o ambiente com orientadores, estagiários e colegas, tornou-se uma espécie de terapia, elevando sua autoestima e confiança.
Para acessar os serviços do Laboratório de Atividade Física e Promoção à Saúde no campus Santa Rosa, é necessário apresentar um atestado médico para agendar uma avaliação com a equipe antes de iniciar as atividades. Para mais informações, é possível contatá-los pelo telefone (55) 3511-5200 - ramal 5001.