No dia 22 de agosto, o curso de Educação Física da Unijuí promoverá a Caminhada nas Escuras, em parceria com a Associação de Pais, Amigos e Deficientes Visuais de Ijuí (Apadevi). A atividade, coordenada pelos professores Fabiana Ritter Antunes e Paulo Carlan, tem o intuito de sensibilizar a comunidade para os desafios que os deficientes visuais enfrentam no dia a dia.
“Essa atividade foi pensada a partir de uma experiência que eu tenho como voluntária da Associação dos Deficientes Visuais de Cruz Alta (Adevica), onde, há 14 anos, promovemos uma atividade semelhante. Em conversa com os estudantes do Projeto Integrador (PI) Educação, Diversidade e Movimento, que estão trabalhando em uma proposta para a Apadevi, eles viram a caminhada como uma ação bacana a ser desenvolvida em Ijuí, já que, no município, a associação possui pouca visibilidade”, explicou a professora Fabiana.
Qualquer pessoa da comunidade pode se inscrever para a Caminhada nas Escuras, que será desenvolvida em diferentes horários pelos estudantes do PI e pelos deficientes visuais da Apadevi: das 9h às 9h30; das 9h30 às 10h; das 15h às 15h30; das 15h30 às 16h; das 20h às 20h30; das 20h30 às 21h.
“Os deficientes visuais da Apadevi estarão auxiliando os inscritos na atividade. O participante terá os olhos vendados, receberá uma bengala e será guiado pelo percurso montado no campus. Ele vai sentir na pele como é ser uma pessoa cega e como são as questões da mobilidade, orientação de espaço e tempo, além da confiança que a pessoa com deficiência precisa ter com aquele que está a ajudando”, completou a professora Fabiana.
Interessados podem se inscrever em unijui.edu.br/eventos. Serão disponibilizadas até 15 vagas por horário.