Na tarde desta quarta-feira, 26 de outubro, a professora dos cursos de Educação Física da Unijuí, Fabiana Ritter, participou, de maneira remota, de uma aula da disciplina de Política, Gestão e Administração Educacionais da Universidade Católica de Salta (UCASAL), na Argentina. Essa conexão foi viabilizada através do Grupo de Estudos da Educação Física, Paidotribas: educação, corpo e cultura com universidades estrangeiras”, realizado pela Unijuí e que conta com representantes de outras instituições de ensino, inclusive estrangeiras.
A partir do tema “Educación Física en ámbitos no Formales y Comunitarios na Unijuí”, a professora Fabiana fez uma apresentação do trabalho desenvolvido na Universidade por meio dos Projetos Integradores - um dos componentes da Graduação Mais, o novo modelo de cursos de graduação da Unijuí. Eles permitem que os acadêmicos tenham contato com desafios reais, encaminhados pela comunidade, e que pensem em soluções com o auxílio de professores e mentores. “Fiz uma apresentação aos estudantes do curso de Educação Física da UCASAL sobre o que são os Projetos Integradores e como eles se articulam com a comunidade. A universidade está curiosa com a nossa proposta e pensando em como fazer a curricularização da extensão em sua Instituição”, explicou a professora.
De acordo com Fabiana, essas interações e trocas de experiências entre cursos e universidades só qualificam os processos de aprendizagem dos estudantes da graduação, ainda mais quando se trata do currículo por competências, agora presente na Unijuí por meio da Graduação Mais.