Acadêmicos do curso de Educação Física da Unijuí realizaram no último sábado, 11 de junho, o evento “Esportes na prática com crianças e jovens". A ação ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro Speroni, na cidade de Santa Rosa, e fez parte da disciplina “Estrutura dos Esportes”, ministrada pelo professor doutor Robson Machado Borges.
Foram realizadas atividades adaptadas com crianças de 10 a 15 anos, dentro da classificação dos tipos de esportes sem e com interações entre adversários. Além disso, também foram feitos jogos de precisão, campo e taco, rede divisória, invasão, esportes de combate e esportes de marca.
De acordo com o professor, as atividades realizadas possibilitaram que os acadêmicos colocassem em prática as competências estudadas na disciplina. “O objetivo do evento foi oportunizar que os acadêmicos pudessem mobilizar e efetuar o que haviam estudado sobre a classificação dos esportes, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”, salienta.
Dessa forma, ocorre para os acadêmicos a tangibilidade do estudo na Unijuí, unificando a teória com a prática. “Com isso, os estudantes têm uma formação de qualidade, testando o que aprendem desde o primeiro semestre. A comunidade também é beneficiada, uma vez que os temas estudados no curso de Educação Física são realizados em contextos reais e locais”, acrescenta Robson.
Segundo o estudante de Educação Física, Ezequiel Bortolin, a disciplina e o contato com os alunos auxiliam para que o futuro profissional aprenda a planejar, implementar e avaliar a utilização de diferentes tarefas motoras para o ensino de esportes com interação. “Desde o início do curso temos contato e experiência com atividades que farão parte de todo nosso desenvolvimento acadêmico e profissional”, comenta.
O estudante finaliza dizendo que é extremamente relevante aprender a também lidar com as necessidades e limitações dos indivíduos, de qualquer idade, quando estão realizando atividades físicas. “Esse contato com as crianças é importante para termos uma iniciativa de como podemos trabalhar as características mais diversas dos alunos”, complementa.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí