|
Serão percorridos 55 Km através de práticas esportivas como: natação, surff, boia cross, caiaquismo, estand app e pedalada na jangada da ONG Terra Verde.
Atividades de Educação Aquática e Ambiental serão realizadas no próximo sábado, dia 17, no Rio Uruguai, através do curso de Educação Física da UNIJUÍ em parceria com a ONG Terra Verde.
A saída está programada acontecer no Balneário Londero, em Doutor Maurício Cardoso e a chegada acontecerá no final da tarde em Porto Mauá, onde serão percorridos aproximadamente 55 Km em água transfonteiriças. Durante o percurso serão desenvolvidas práticas esportivas como: natação, surff, boia cross, caiaquismo, estand app e pedalada na jangada da ONG Terra Verde e outros.
A programação das atividades faz parte da proposta da disciplina de Atividades Aquáticas do Curso de Educação Física da UNIJUÍ Campus Santa Rosa, que é ministrada pelo professor Júlio Andreazza. As práticas educativas da disciplina e as atividades de educação ambiental serão desenvolvidas concomitantemente em parceria com a ONG Terra Verde, que realiza o projeto Tape I Iandê (Caminho das Águas na língua Guarani).
O projeto Tape I Iandê tem como meio de divulgação uma jangada movida a propulsão humana, através de pedais. É construída com materiais descartados da construção civil, madeira, isopor, barras metálicas, engrenagens de bicicleta e bancos de carros. O toldo é feito com banners também sem utilização.
De acordo com a presidente da ONG Terra Verde, Juliana Meller, a parceria entre a Universidade e a ONG visa desenvolver consciência ambiental aliada as práticas esportivas. “Uma das principais motivações de ambos os grupos é manter preservado o Rio Uruguai com suas águas em boa qualidade para a conservação das espécies e para as práticas de turismo, esporte e lazer. Queremos o Rio Uruguai vivo!”.