|
Debate sobre as Olimpíadas e Paralimpíadas foi tema da aula inaugural do Curso de Educação Física.
Na noite da última quarta-feira, 10/08, no Auditório da Sede Acadêmica, o Curso de Educação Física da Unijuí promoveu a Aula Inaugural do segundo semestre de 2016. Os Professores Sidinei Pithan da Silva, Paulo Carlan e Paulo Evaldo Fensterseifer abordaram o tema “Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2016: Reflexões Necessárias”.
A palestra, que visava debater as implicações de receber estes eventos no país, teve como principal tese o reconhecimento do esporte, aqui representado pelos mega-eventos Olimpíadas e Paralimpíadas, como uma possibilidade real de potencializar o processo civilizatório entre as pessoas e as distintas nações. Para os palestrantes esses eventos mobilizam não só atletas, mas uma quantidade significativa de pessoas do mundo todo, com interesses distintos, sejam eles mercadológicos, midiáticos, sociais, culturais, políticos e educacionais.
Segundo os palestrantes, os jogos do Rio 2016 também se apresentam como um momento de reflexão, fundamentalmente para os profissionais de Educação Física, os quais devem indagar qual o impacto dos Jogos na mudança de comportamento e dos hábitos em relação adesão à atividade física, ou seja, o que os mega-eventos esportivos no Brasil produzem na vida das pessoas para além da emoção de ser um espectador.
Durante a exposição também foram apresentados dados sobre o impacto do sedentarismo na vida dos brasileiros, pois os gastos na saúde, em relação ao sedentarismo, giram em torno de 67 milhões de reais ao ano. Sendo assim, os professores destacam a importância de os governos potencializarem programas de saúde pública, destinados a promoção e prevenção da saúde para os cidadãos brasileiros.
Outro assunto abordado foi o alto custo dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2016, que se aproxima a 39 bilhões de reais. Segundo os professores, esse mesmo montante ou parte dele poderia ser investido em programas sociais e escolas públicas com o intuito de fomentar não só a prática esportiva, mas todas as possibilidades da cultura corporal de movimento, pois os palestrantes entendem que nas escolas e em outros espaços institucionais e sociais é possível desenvolver a consciência da importância da atividade física e a mudança de comportamento e autonomia na perspectiva de uma vida mais ativa e mais saudável, isso a partir de uma prática esportiva bem orientada e mediada por um processo educativo.
A palestra encerrou com uma provocação: a de se pensar em outras possibilidades dos eventos esportivos, não necessariamente pela lógica da performance, da busca pelo recorde, do alto rendimento, da lógica mercadológica, enfim, um evento esportivo de congraçamento, que potencialize a diversidade social e cultural. A programação da noite também contou com uma apresentação da Cia. Cadagy/Unijuí.
Ainda neste mês, acontece a Semana Acadêmica do Curso de Educação Física, com uma ampla programação, que prevê mais palestras e apresentações culturais, além de oficinas que tratam de diferentes temáticas que contemplam o campo de conhecimento da Educação Física. As inscrições podem ser realizadas no Portal da Unijuí, na página de Eventos.