Acadêmicos do Curso de Educação Física da UNIJUÍ Câmpus Santa Rosa, organizaram palestra com as escolas Cardeal Pacelli e Castelo Branco em Três de Maio.
Como navegar na internet sem naufragar no crime foi tema de palestra na noite de quinta-feira (26), no auditório do Instituto Estadual de Educação Cardeal Pacelli, que contou com a presença de autoridades e representantes do município, ligadas à educação. Participaram da palestra em torno de 210 alunos do ensino médio das escolas Cardeal Pacelli e Castelo Branco.
O evento foi organizado pelos acadêmicos estagiários do curso de Educação Física da UNIJUÍ, Câmpus Santa Rosa: Débora Patrícia Bürkle Griebler, Franque Sinatra de Oliveira Moreira, Magali de Moura Pinto e Rudimar Luis Griebler. A organização do evento é um dos pré-requisitos da disciplina de estágio supervisionado em educação física, orientado pela professora Cléia Rigon Dorneles.
De acordo com a acadêmica envolvida no projeto, Débora Patrícia Bürkle Griebler, a ideia surgiu durante um conselho de classe, onde os professores trouxeram a queixa do uso indiscriminado dos aparelhos de celular e do mau aproveitamento da internet na escola, utilizada somente para fins de entretenimento, deixando de ser uma ferramenta de aprendizado para se tornar um problema. “Conversando com os colegas no seminário de estágio percebemos que este era um problema comum nas escolas, então surgiu à ideia de abordar este tema não só para os nossos alunos, mas para a comunidade escolar do município. Nos dias de hoje conscientizar, ao invés de boicotar, ainda é melhor solução, principalmente com alunos do ensino médio. Por isso, essa abordagem se fez necessária e os efeitos desta poderão ser vistos a longo prazo, já que a partir do evento, o tema será abordado em sala de aula”, destaca Débora.
A palestra foi ministrada pela professora do Curso de Direito do Câmpus Santa Rosa, Lurdes Grossmann coordenadora do projeto de extensão do Departamento de Ciências Jurídicas e Sociais da UNIJUÍ “Cidadania para Todos”, onde realiza atividades gratuitas para a comunidade como palestras, oficinas e debates em escolas e entidades, com o objetivo de promover a discussão sobre a cidadania e o acesso a direitos fundamentais consagrados na legislação.
De acordo com a professora Lurdes a palestra aborda os principais tipos penais que ocorrem no ambiente virtual, principalmente nas redes sociais, além de dicas de segurança e as consequências que o internauta poderá sofrer como autor ou vítima. “Durante a palestra abordo questões penais no ambiente virtual sua estrutura e forma de incidência, com exemplos de crimes ocorridos no Brasil e no mundo. Assim como, alerto sobre as consequências jurídicas que podem advir de determinadas condutas praticadas na internet que podem tornar os adolescentes vítimas de crimes ou autores de atos infracionais, indicando ainda algumas medidas de proteção durante a navegação no mundo virtual”, ressalta Lurdes.