Com nota máxima no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), sendo o único do interior do Rio Grande do Sul no qual os estudantes obtiveram o conceito 5, o curso de Publicidade e Propaganda da Unijuí é um dos mais conceituados entre todas as universidades do Estado. O curso está com inscrições abertas no Vestibular de Inverno 2024, até o dia 29 de julho pelo site unijui.edu.br/vestibular.
A coordenadora do curso, professora Nilse Maldaner, destaca que a formação em Publicidade e Propaganda da Unijuí é completa, uma vez que conta com uma infraestrutura de destaque e busca adaptar-se às novas mudanças e tendências que vêm aparecendo na área da Comunicação Social. “Contamos com laboratórios de fotografia, áudio, vídeo e temos acesso a espaços de informática, que possibilitam uma formação de qualidade com tudo que se é encontrado no mercado de trabalho”, comenta.
Segundo a docente, a área profissional da Publicidade e Propaganda está em expansão, em especial após a pandemia. Ela explica que o principal mercado emergente é voltado ao atendimento a empresas. “Elas perceberam, após a pandemia, que precisam ampliar a sua comunicação com seus clientes, em especial pelo meio digital, que é o carro-chefe. Eles sabem que estar nas redes é importante, não apenas a presença, mas ter um trabalho profissional e estratégico que traga resultados”, destaca.
Com foco em preparar o estudante para este mercado e aproximá-lo da prática profissional, o curso conta com a agência experimental Usina de Ideias, a qual é também uma agência laboratório. De acordo com a professora Rúbia Schwanke, que coordena a Usina de Ideias, a agência é um espaço de extrema importância para a formação e, também, um diferencial do curso.
“Não são todas as universidades que contam com um espaço de prática tão importante. O estudante pode ingressar como voluntário ou estagiário e participar de todas as atividades, que vão desde a produção, até o contato e relacionamento com clientes. Os acadêmicos conseguem interagir nos laboratórios e nós os preparamos melhor para o mercado de trabalho”, ressalta Rúbia.
A professora salienta que o mercado de trabalho da Publicidade e Propaganda mudou significativamente, pois há necessidade de atualização constante em todos os meios devido ao avanço tecnológico. “A comunicação digital tornou-se cada vez mais importante com o acesso e internet chegando a todos os lugares. O mercado mudou muito, por isso tentamos trabalhar com um olhar mais ampliado”, completa.
Quer saber mais sobre o curso de Publicidade e Propaganda da Unijuí? Acesse o site da Universidade e conheça os detalhes, infraestrutura e quais áreas a formação possibilita ingressar no mercado de trabalho no futuro.