A comunicação é uma das áreas mais dinâmicas para se trabalhar. Isso se deve ao fato de que os comunicadores são profissionais conectados com as principais novidades mundo afora e conseguem, de alguma forma, trazer inovações dentro de seus ambientes de trabalho.
Com a fragmentação da atenção do público, criadores de conteúdo em geral, sejam eles jornalistas ou publicitários, devem se preocupar com o tempo de seus vídeos. A demanda por vídeos reduzidos e precisos exigem dos comunicadores criatividade, principalmente para apresentar um conteúdo que não seja entediante para o consumidor, e isso tudo dentro de aproximadamente um minuto.
A comunicação é responsável por criar uma familiaridade maior entre marca e o stakeholder (público), abrindo espaço para sua participação e acolhendo a sua opinião. Por este motivo, outra tendência que seguirá em alta na comunicação são as empresas que conversam com seus consumidores. Portanto, havendo necessidade por parte das instituições, os profissionais aptos a encontrar soluções humanizadas só vem a agregar nos negócios.
Por último, as empresas de comunicação em todo o mundo estão à procura de profissionais, softwares e equipamentos para conectar a comunicação ao metaverso. Ao enriquecer as publicações jornalísticas com elementos de realidade aumentada, posicionando elementos gráficos em um ambiente imediato é criado a interação com o público, permitindo uma maior compreensão dos mais diversos temas jornalísticos.
Um dos exemplos é o renomado Wall Street Journal. O periódico norte-americano disponibiliza desde 2017 experiências imersivas de realidade aumentada, em seu próprio aplicativo. Os publicitários também podem utilizar o metaverso para vender itens digitais e fazer anúncios, pois neste ambiente virtual negócios, atividades e até economias vão estar unidas, transformando um terreno propício para a atuação dos comunicadores.
Gostou? A Unijuí possui o curso certo para sua transformação e seu primeiro passo pode estar em nossa Universidade com os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda. O Vestibular Contínuo está com inscrições abertas até dia 13 de fevereiro. Inscreva-se em unijui.edu.br/vestibular-continuo.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí