Cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unijuí celebram 25 anos criando conexões - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

           

A comunicação sempre foi imprescindível para o desenvolvimento da sociedade. Desde os primórdios, percebe-se a sua importância como uma das necessidades básicas dos seres humanos. Seja através de gestos, de pinturas, da linguagem falada ou escrita, da língua de sinais, da audiodescrição, os seres humanos buscam comunicar e compartilhar suas ideias. A partir da necessidade de expressão, e de ganhar espaço no mundo com base em relacionamentos, evoluímos ao ponto em que estamos, na era da tecnologia da informação e das conexões. 

Conexões essas que inspiram os comunicadores, que são a base dos cursos da Comunicação. São 25 anos desenvolvidos em uma instituição de ensino que é versátil, plural, e produtora de conhecimentos. Na Unijuí, os comunicadores encontraram um local onde podem criar, desenvolver e ampliar conexões entre pessoas, ideias e experiências. E essa relação começou na década de 90, quando houve o entendimento de que na região noroeste eram necessários mais profissionais da área da comunicação, visto que não havia outros cursos próximos e a demanda por pessoas qualificadas era significativa. Assim, a Unijuí abraçou a ideia de começar a formar comunicadores visando o desenvolvimento regional, ofertando três cursos na área da Comunicação Social: Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas. 

Com o passar dos anos, comemorações de 10, 15, 20 anos foram presenciadas. Muitas coisas mudaram. Mais de 600 profissionais já se formaram, transformando sonhos em realidade. Assim, em 2020, celebramos os 25 incríveis anos de história dos cursos de Comunicação. Para a professora e coordenadora dos cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda Rúbia Schwanke, o reconhecimento da área da comunicação foi acontecendo ao longo dos anos. “São 25 anos de uma aposta que foi feita na nossa área, para a atuação não apenas na nossa região, mas em todo o nosso estado, país e até mesmo pelo mundo. A comunicação é uma área que, desde o seu surgimento, vem provando a importância da sua atuação na sociedade”, afirma.

Otimista em relação à atuação dos comunicadores num futuro próximo, Rúbia acredita na expansão das possibilidades de atuação da área da Comunicação, além de enxergar que os profissionais da área serão muito necessários para um futuro próximo. “A gente percebe que,  ao longo desses anos, da evolução da sociedade e também principalmente de um reconhecimento maior na atuação desses profissionais formados nessas duas áreas conseguimos abrir muitos outros campos de trabalho, e o que eu percebo é que, toda a nossa região vem ganhando muito com isso. As empresas buscam profissionais com conhecimento e formação nessa área, pois querem implementar mudanças estratégicas, querem trabalhar melhor as suas marcas”, explica. 

A coordenadora continua dizendo que o profissional que obtém qualidade de informação, que consegue se apoderar desse conhecimento, e coloca ele em prática dentro da área da comunicação, terá um grande reconhecimento muito em breve, pois vai ser decisivo e essencial para diferentes organizações. “Nenhuma empresa mais vai conseguir se destacar sem ter um profissional de publicidade e jornalismo para trabalhar uma boa assessoria de comunicação e gerenciamento da sua marca, assim como, nenhuma empresa e sociedade como um todo, não sobrevive sem qualidade de informação”, afirma.

Muito mudou desde os anos 90. Mas as conexões permanecem e se tornam cada vez mais fortes. Por isso, os 25 anos dos cursos da Comunicação da Unijuí não devem passar em branco. Com a contribuição de alunos, egressos, professores, colaboradores, imprensa regional, trabalhando em conjunto, haverá a apresentação de conteúdos exclusivos produzidos pelos próprios estudantes e egressos dos cursos, em diferentes formatos, para todos os gostos, que serão distribuídos e disponibilizados durante o segundo semestre deste ano. Os conteúdos serão divulgados nas redes sociais dos cursos de Jornalismo e Publicidade da Unijuí e demais veículos.

A primeira atividade foi um concurso para a escolha do selo dos 25 anos do Curso  e que estará presente nas comemorações, sendo uma assinatura de todos os materiais produzidos. No concurso, duas equipes formadas por acadêmicos dos cursos, a Fuzz Coworking e a No Time Bro’s, entregaram suas propostas e foram avaliadas pela Comissão Julgadora, que foram apresentadas para alunos e egressos votarem na sua favorita.  A proposta apresentada pela equipe Fuzz Coworking, composta pelos alunos Pedro Person, Vitor Henrique Mohr e Natália Hilgert Langer foi  a escolhida. Esse foi só o primeiro passo.25 anos se passaram desde a criação do curso e, nesses 25 anos existem muitas histórias para serem contadas, mas com certeza, foram 25 anos em que a universidade e os cursos sempre mantiveram presentes essa questão do reconhecimento e da importância das nossas áreas. Nós temos muito a comemorar, 25 anos de luta, 25 anos de conquistas para os cursos de Jornalismo e Publicidade da Unijuí”, conclui a Professora Rúbia. 

 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.