A professora do curso de Ciências Biológicas da Unijuí, Juliana Fachinetto, esteve na última quinta-feira, 21 de setembro, no município de Chiapetta, acompanhando a inauguração da Trilha das Grápias Emília Correa Chiapetta. A docente esteve acompanhada das bolsistas do Programa de Educação Tutorial do Curso de Ciências Biológicas - PET Biologia, Talisa Cristine Dassow, Ana Luísa Sperotto Barth e Emily Berti Grando Steurer, e da responsável pelo Escritório de Relações Universidade - Comunidade da Agência de Inovação Tecnológica (Agit) da Unijuí, Graciele da Rosa Bertoldo.
A trilha leva este nome em razão do local apresentar um grande reduto de grápias, árvores que estão em extinção, e homenageia Emília Correia Chiapetta devido à área pertencer à família Chiapetta. No local, foram catalogadas mais de 30 árvores de grápia em 2,2 hectares de área, segundo o engenheiro agrônomo e presidente da Câmara de Vereadores de Chiapetta, João Carlos Antonoff.
De acordo com a professora Juliana Fachinetto, a Trilha das Grápias representa uma importante área para desenvolver vivências na natureza, aproximando as pessoas do ambiente natural e estimulando o cuidado com o meio ambiente a partir do conhecer.
“A trilha ecológica oportuniza o contato com a natureza, algo que desenvolve a sensação de bem-estar nas pessoas. A Unijuí, por meio do curso de Ciências Biológicas, fará contribuições para o melhor aproveitamento do espaço, a partir das experiências prévias que o grupo de estudantes do PET Biologia adquiriram com o projeto de implantação da Trilha Vó Preta e com as atividades desenvolvidas na Trilha do Rio Potiribu”, explicou a professora.