Todos os anos, o curso de Ciências Biológicas da Unijuí promove, no mês de junho, a exposição Conhecer para Preservar, no espaço de exposições temporárias do Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp). E neste ano não será diferente. A 15ª edição da exposição já está sendo pensada e terá como tema o centenário da Usina Velha, localizada em Ijuí.
A fim de entender mais sobre a temática, o Programa de Educação Tutorial do curso de Ciências Biológicas - PET Biologia decidiu realizar uma visita ao local, a fim de conhecer a parte estrutural, o funcionamento da barragem e quais problemas socioambientais estiveram e estão vinculados ao local. “O grupo PET Engenharia Civil será parceiro da exposição e nos auxiliará em questões ligadas às construções, à transformação da energia”, explicou a tutora do grupo PET Biologia, professora do curso de Ciências Biológicas e do Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade da Unijuí, Juliana Fachinetto.
A partir do reconhecimento realizado, serão trabalhados diversos temas, como a geração de energia, como se dá o funcionamento de uma usina, a biodiversidade e o impacto da construção de uma usina, além de questões específicas da Usina Velha, como a situação em que se encontra, problemas socioambientais relacionados e como a estrutura se encontra nos dias de hoje.
“Os grupos PET vão se reunir e organizar uma proposta de trabalho, pensando em tudo que pode ser mostrado durante o período em que a exposição é realizada. Novas reuniões também deverão ser realizadas, inclusive com a equipe do Museu, para o alinhamento das atividades”, completou a professora Juliana.
Em 2022, a Exposição Conhecer para Preservar abordou as “Crises Climáticas” e propôs um debate sobre as complicações e os problemas que o planeta terra acumula.