Uma turma de estagiárias do curso de Ciências Biológicas da Unijuí, matriculadas no Estágio em Ciências Biológicas I, está realizando o levantamento das espécies exóticas invasoras de toda a área do campus da Unijuí em Ijuí. A atividade está relacionada a uma condicionante da licença ambiental do campus, que solicita um Plano de Controle, Manejo e Erradicação das Espécies Exóticas Invasoras de toda a área licenciada do campus. As atividades estão sendo coordenadas pela professora da disciplina, Juliana Fachinetto, e por Mariluci Cavinatto, responsável pelo Setor de Gestão Ambiental da Fidene. O grupo ainda conta com o apoio da JS Florestal, a partir dos engenheiros florestais Jorge Schirmer e Adrieli Dallabrida, que fizeram um treinamento prático com as estudantes; e dos funcionários Odelcio Stefani e Jorge Alcantara, que auxiliam durante as atividades práticas no campo.
Segundo a professora Juliana, será feita a identificação, contagem e marcação de todos os indivíduos jovens e adultos das espécies exóticas invasoras encontradas em toda a área do campus. Os indivíduos adultos terão a medida do diâmetro da árvore a 1,30 m de altura em relação ao nível do solo (DAP) e suas coordenadas geográficas coletadas, dados estes necessários às próximas etapas do Plano.
Após o levantamento e demarcação dos indivíduos classificados como exóticas invasoras, conforme a Portaria SEMA nº 79, de 31 de outubro de 2013, será desenvolvido o cronograma para erradicação dos mesmos, a fim de restabelecer a cobertura vegetal nativa do campus universitário.
“O apoio do curso de Ciências Biológicas está sendo fundamental para a realização do Plano, evidenciando a importância do trabalho em equipe dentro da Universidade”, comenta Mariluci.
De acordo com a professora Juliana, a metodologia de ensino do curso de Ciências Biológicas busca aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo da formação dos estudantes em diversas atividades práticas, além de atividades diretamente relacionadas à atuação profissional, como essa que está sendo desenvolvida, principalmente a partir dos estágios curriculares obrigatórios. “A interação entre o curso e o Setor de Gestão Ambiental é fundamental nesse processo, onde se relacionam as atividades dos estágios, que ocorrem dentro da instituição, às áreas de Meio Ambiente e Biodiversidade”, completa.