Na noite desta quinta-feira, 2 de setembro, prevendo questões de segurança em relação à covid-19, o Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) recebeu uma turma do curso de Ciências Biológicas da Unijuí, dentro da proposta dos organizadores para celebrar o Dia do Biólogo - transcorrido hoje, 3 de setembro.
A visita dos estudantes marcou o retorno das turmas ao Museu, fazendo da atividade uma oportunidade do uso das extensões da Universidade, contribuindo para readaptação aos espaços e a volta das práticas presenciais, adotando todos os protocolos de segurança sanitária.
A programação contemplou uma visita à Exposição de Longa Duração do Museu, onde o grupo de acadêmicos pôde refletir a partir dos acervos e materiais expostos sobre a história e memória da região do município de Ijuí.
Celebrando o Dia do Biólogo, foi reforçada a parceria de longa data entre o Madp e o curso de Ciências Biológicas na realização de diversos projetos expositivos construídos em conjunto, como a tradicional Exposição Temporária Conhecer Para Preservar, que trabalha com temáticas de sustentabilidade e meio ambiente.
O Museu retornou às suas atividades presenciais com algumas normativas para assegurar a segurança dos visitantes: a exposição de Longa Duração volta a estar disponível ao público, assim como os serviços de pesquisa, sendo que todas atividades necessitam de agendamento prévio e estarão restritas a um número limite de pessoas.
Giordano Toniazzo, estagiário de Jornalismo vinculado ao Madp