Os bolsistas do Programa de Educação Tutorial do curso de Ciências Biológicas (PET – Biologia), com o apoio do Diretório Acadêmico do Curso (DABIO), organizaram uma viagem de estudos.
A viagem ocorreu nos dias 9 e 10 de novembro para a cidade de Cambará do Sul com o objetivo de conhecer os Cânions Fortaleza e Itaimbezinho e suas trilhas (Trilha Pedra do Segredo, Trilha do Mirante, Trilha do Cotovelo e Trilha Malacara), e fazer uma reflexão a respeito da biodiversidade da Mata Atlântica, bem como do relevo da região dos Campos de Cima da Serra, o qual é muito característico.
Estudantes do curso e alguns familiares formaram um grupo de 37 pessoas. O grupo foi acompanhado pela tutora do PET, professora Vidica Bianchi, e pela professora do curso, Francesca Werner Ferreira.
O Cânion Itaimbezinho fica localizado no Parque Nacional dos Aparados da Serra onde as trilhas “Trilha do Cotovelo” e “Trilha do Vertice” foram realizadas. O Cânion Fortaleza se localiza no Parque Nacional da Serra Geral, e possui as trilhas “Trilha do Mirante” e “Pedra do Segredo”. Todo o percurso das trilhas foi feito com acompanhamento de pelo menos um guia (a Trilha Malacara exigiu um guia para cada 12 pessoas).
A Trilha Malacara foi a mais diferenciada de todas por ser realizada no interior dos Cânions. Apresenta diversos obstáculos como, por exemplo, as muitas travessias de rio e caminhos de pedras. A caminhada foi entre a mata fechada e com isso foi possível observar a diversidade de fauna e flora local. Ao final da trilha foi possível desfrutar das piscinas naturais e as belas paisagens no interior dos Cânions. As outras trilhas, a observação ocorreu pela parte superior dos Cânions.
A viagem permitiu uma vivência única, a partir da qual foi possível fazer uma conexão com os conteúdos das diversas disciplinas do currículo do curso.