Nesta segunda-feira, 23 de setembro, em comemoração ao dia do Biólogo (3 de setembro) foi realizada a palestra “Para existir basta estar vivo? pensando sobre nossa identidade”, ministrada pela psicóloga Maria Cristina Brendler Uhde, que ocorreu no Centro de Eventos do Campus Ijuí. O objetivo foi proporcionar um momento acolhedor, abordando sobre a questão da individualidade do ser humano e dos traços da identidade própria de cada um, além da profissão.
Maria Cristina indica que o tema da palestra é propositalmente provocativo para que os estudantes pensem sobre maneira como têm vivido, já que a forma de relacionamento social está organizada de um modo diferente em torno da tecnologia. “Precisamos reencontrar nossa humanidade, trabalhando as questões simbólicas e essenciais da nossa identidade para além daquilo que aparece nas redes sociais”, comenta.
A psicóloga ressalta também a importância de o autoconhecimento estar alinhado com os estudos e com o lado profissional de cada um. “Para ser um bom profissional a gente tem que se conhecer antes e saber quem eu sou para colocar aquilo de mais apropriado meu nessa profissão, porque se não estiver bem consigo mesmo, não consegue desempenhar uma profissão” acrescenta Maria Cristina.
Por Giovana Carré, estudante de Jornalismo