Ciências Biológicas realiza Semana Acadêmica com o tema: “Biologia: o elo entre as ciências” - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

 
 

Confira os destaques da programação do evento.

Contemplando as três grandes áreas da biologia: Biodiversidade, Saúde e Biotecnologia, o curso de Ciências Biológicas da Unijuí realiza, durante esta semana, a Semana Acadêmica do curso, desenvolvendo o tema “Biologia: o elo entre as ciências”O evento é realizado pelo Curso e pelo CABio - Centro Acadêmico de Biologia.

Na abertura do evento, realizada na segunda-feira, o professor Telmo Luís Uriarte apresentou uma palestra com o tema “Origem, evolução e diversidade da vida: uma abordagem introdutória”. 

E, nesta quarta-feira, na sequencia da programação, os estudantes e professores do curso assistiram a duas palestras, com a seguinte temática: “Diversidade da vida: um estudo a partir da ecologia de comunidades”.

Confira o que foi discutido em cada palestra

“Insetos, os verdadeiros donos do mundo”: apresentada pelo professor Gerson Muller, bacharel e licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestre e doutor em Ciências Biológicas, concentração em Entomologia, pela Universidade Federal do Paraná. Foi professor da Universidade Federal de Santa Catarina, da Universidade do Oeste de Santa Catarina e atualmente atua como docente do Instituto Federal Farroupilha.

“É um grupo animal muito importante. É o grupo mais diverso que encontramos na natureza, pois, em qualquer lugar do mundo encontramos grupos de insetos. São importantes para a natureza pois participam em processos ecológicos e de polinização, mas também são pragas agrícolas”, salienta Gerson Muller.

“O florestamento dos campos sulinos e a conservação da ‘avifauna’ campestre”: apresentada por Lucilene Inês Jacoboski, bacharel e licenciada em Ciências Biológicas pela Unijuí, mestre em ecologia e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ecologia da UFRGS. Atua com pesquisas na área de ecologia de comunidades de aves, investigando possíveis impactos da silvicultura na diversidade taxonômica, funcional e filogenética de aves no Bioma Pampa.

“O Pampa (no RS, compreende mais a parte sul do Estado) é um dos ecossistemas mais ameaçados do planeta. Por isso muitas espécies de aves estão ameaçadas dentro deste bioma. E um dos principais fatores de ameaça é o cultivo de eucalipto”, observa Lucilene.

Confira uma galeria de fotos do evento


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.