As Ciências Biológicas estudam todas as formas de vida, passando pela flora, pela fauna e pelo desenvolvimento humano.
O biólogo pesquisa a origem, a evolução, a estrutura e o funcionamento dos seres vivos.
Existem duas possibilidades de carreira nas Ciências Biológicas: licenciatura e bacharelado. O licenciado está habilitado para lecionar e o bacharel é formado para a pesquisa, consultoria, elaboração e execução de projetos e outras atividades, mas também é possível optar por ambos os cursos.
O licenciado está apto a dar aulas de Ciências e Biologia na educação básica, pode atuar como educador ambiental e também na educação não formal. Sua formação também permite desenvolver ações educativas em museus, unidades de conservação, ONGs e empresas e escolas. Nas secretarias de Educação, atua como consultor e elabora novas propostas para o ensino da disciplina.
Da pesquisa de ponta que envolve células-tronco ao trabalho ambiental, a carreira do biólogo é abrangente e promissora, a atuação deste profissional é também fundamental em aplicações da medicina, no desenvolvimento de medicamentos e na indústria, em áreas de fabricação de bebidas e de alimentos.
Prefeituras, secretarias e órgãos federais também contratam o biólogo, via concurso público, bem como institutos e ONGs. Ainda, na área ambiental, é possível trabalhar com biologia agrícola, em que o biólogo faz o manejo da fauna e da flora.