Gabriel Cavalheiro Ulamnn concluiu sua graduação em Ciência da Comunicação na Unijuí, campus Santa Rosa, em 2021, e em janeiro de 2022 embarcou para o intercâmbio em Montreal, no Canadá, para realizar o sonho do Mestrado. Atualmente, ele é estudante da Concordia University e está desenvolvendo sua dissertação sobre Arquitetura de Software aplicada à Game Engines.
No início deste mês, Gabriel voltou ao Brasil para visitar a família e dividiu com os estudantes de Ciência da Computação e Engenharia de Software seu conhecimento e experiência da área, além de contar como está sendo viver em outro país para realizar sua qualificação.
“Foi muito legal poder falar um pouco sobre meu trabalho como pesquisador. Tanto em Santa Rosa quanto em Ijuí, houve bastante engajamento dos estudantes, que fizeram perguntas técnicas sobre as áreas de Engenharia de Software e Desenvolvimento de Jogos, e também sobre intercâmbio”, contou Gabriel, agradecendo também aos professores Edson Padoin e Gerson Battisti pelo convite.
A temática de seu estudo gerou bastante interesse aos acadêmicos, tendo em vista a alta demanda por programadores de jogos na atualidade. “Game Engines são ferramentas utilizadas na criação de jogos, e o objetivo da minha pesquisa é entender como elas são estruturadas e como podemos tornar sua estrutura mais fácil de entender, manter, testar e evoluir”, explicou.
O mestrando deve finalizar os estudos no final deste ano, mas pretende continuar sua carreira profissional no Canadá, por meio de um visto de trabalho para pós-graduados. “Estudar em outro país é ter a oportunidade de conhecer pessoas que são muito diferentes de mim, seja pelo idioma, cultura ou costumes. Tive ótimas experiências de aprendizado também no aspecto técnico”, afirmou.
Ele acrescenta que no início a parte mais complicada foi adaptar-se ao idioma. “Na província de Québec, onde fica Montreal, a maior parte da população fala francês como primeira língua e inglês como segunda. Quando cheguei tinha pouco conhecimento de francês, o que tornou a socialização e a resolução de problemas do dia a dia mais complicada. O inverno rigoroso e dificuldades financeiras também me causaram problemas no início. Foi a vontade de seguir meu caminho de aprendizado, conhecer novas pessoas e ter novas experiências que me manteve motivado diante dessas dificuldades”, frisou.
Para quem deseja viver a experiência do intercâmbio, ou até mesmo, conseguir uma oportunidade profissional fora do Brasil, Gabriel salientou a importância de aprender novos idiomas, principalmente o inglês. “Com o aumento das vagas de trabalho em modalidade remota ou híbrida, é possível fazer parte de times internacionais, mesmo morando em uma cidade afastada dos grandes centros”, afirmou.
Além disso, o intercambista destacou algumas dicas importantes para quem deseja tentar uma oportunidade de intercâmbio. “O primeiro passo é escolher o país para onde deseja ir e buscar informações sobre o local. É importante considerar o custo de vida e leis imigratórias, e para quem deseja trabalhar como pesquisador, recomendo entrar em contato com outros pesquisadores da sua área de interesse e se colocar à disposição para participar de grupos de pesquisa. E por último, participar de eventos acadêmicos e publicar artigos em conferências pode ajudar a desenvolver uma rede de contatos para obter oportunidades de trabalho e estudo dentro e fora do Brasil”, finalizou.
Os estudantes da Universidade que desejam realizar intercâmbio podem ter mais informações através do Escritório de Relações Internacionais pelo telefone (55) 3332-0329.