Estudantes e docentes da Unijuí participam da Erad-RS 2023 - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

A Unijuí foi uma das instituições apoiadoras da XXIII Escola Regional de Alto Desempenho da Região Sul (Erad - RS), realizada de 10 a 12 de maio em Porto Alegre. Estudantes e professores da área da computação estiveram no evento para apresentar artigos científicos e ministrar minicursos.   

A Erad tem como objetivo qualificar alunos de graduação, pós-graduação, professores e profissionais da área de Ciência da Computação e Engenharia de Software. Segundo o coordenador dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software da Unijuí, professor Edson Luiz Padoin, nas escolas são abordadas e discutidas áreas de pesquisas que compõem arquitetura de computadores e processamento de alto desempenho, que, dado seu crescimento, hoje proporcionam diferentes avanços à sociedade. 

Neste ano, em sua XXIII edição, um dos temas foi a Inteligência Artificial Generativa e as soluções de ChatGPT, uma vez que a Inteligência Artificial tem evoluído principalmente devido aos avanços na velocidade de processamento dos computadores.

 

O professor, participou ativamente representando a Unijuí, na coordenação de minicursos e no Comitê de Programa de Pós-Graduação. “Participar das escolas tem sido muito importante tanto para a qualificação dos nossos alunos quanto para fortalecer parcerias com outros grupos de pesquisa da região sul do Brasil. Participo da Erad desde 2003 e nestes anos tenho incentivado alunos a escrever e submeter trabalhos nos fóruns de IC e PG”, explicou o professor. 

Na sexta-feira, 12, o professor Padoin em conjunto com o também professor da Unijuí Manuel Osório Binelo, foram responsáveis pela apresentação do minicurso sobre “Aprendizado de máquina e computação de alto desempenho”. Os docentes abordaram os fundamentos do aprendizado de máquina, suas implicações quanto à computação de alto desempenho, e as principais técnicas empregadas, além de explorar modelos computacionais e frameworks mais utilizados. 

Durante os dias de Erad, além dos professores, os acadêmicos da Universidade também apresentaram seus artigos científicos produzidos de forma conjunta com outras instituições de ensino superior. 

Mayara Meotti e Edson Luiz Padoin, da Unijuí, e Cristiano Alex Künas, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), defenderam o trabalho que aborda a utilização de redes neurais artificiais como estratégia para o reconhecimento de emoções. 

Edson Luiz Padoin (Unijuí), Cristiano Alex Künas, Mathias Diener e Philippe Olivier Alexandre Navaux (Ufrgs), apresentaram o trabalho sobre energyLB: combinando balanceamento de carga dinâmico com técnicas DVFS para reduzir o consumo de energia.

Edson Luiz Padoin (Unijuí), Cristiano Alex Künas, Alexandre Carissim, Philippe Olivier Alexandre Navaux (Ufrgs) e Jean L Bez (Lawrence Berkeley National Laboratory - USA), apresentaram o trabalho “executando na nuvem um detector de padrões de acesso de E/S”. 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.