A Unijuí é a quarta Universidade do Brasil com maior número de estudantes participantes do Google Cloud Education. Ao todo, 122 acadêmicos dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software estão participando da iniciativa que oferece aos estudantes acesso a um programa de aprendizado personalizado que permite realizar laboratórios práticos, ganhar selos e demonstrar habilidades para empregadores em áreas de alto crescimento.
Por meio desta parceria entre a Unijuí e o Google, os estudantes poderão fazer quatro cursos de forma gratuita. Laisa Pletsch, estudante do 3º semestre de Ciência da Computação da Unijuí, está realizando o primeiro curso do programa, o Cloud Computing Fundamentals. Para ela, poder usar e interagir com uma plataforma de uma empresa tão conhecida e relevante para o mundo da tecnologia é bastante inovador. “Estamos tendo a possibilidade de ter essa formação educacional, expandir os conhecimentos além do que é passado em sala de aula”.
Laisa acredita que, para além da formação educacional, a própria experiência de trabalhar com os recursos do google é uma vivência única que agrega para o seu crescimento intelectual. “É uma instrução adicional de conceitos que serão abordados no restante de minha formação acadêmica, além de ser um grande destaque para o meu currículo profissional”, pontua.
O estudante Yago José Dallepiane Goi, também do 3º semestre de Ciência da Computação da Unijuí, destaca que essa é uma oportunidade de aprender novas tecnologias. “Tem sido uma experiência diferente do que tenho normalmente, sendo uma oportunidade única para se aprender sobre os conceitos e recursos oferecidos pelo Google Cloud. Há vários laboratórios, testes e vídeos disponíveis, que exploram desde a plataforma até tópicos que serão abordados em sala de aula, como por exemplo o uso das APIs do Google”.
Segundo Yago, participar de projetos como esse é benéfico para sua formação profissional. “A experiência adquirida em projetos como esse, ajuda a aumentar o conhecimento em diversas tecnologias, muitas delas em constante evolução no mercado de trabalho, sendo possível abrir futuras oportunidades de desenvolvimento e crescimento profissional. Quero aproveitar ao máximo essa oportunidade, ampliando meus conhecimentos e, se possível, abrindo novas oportunidades, pois é uma área que cada vez mais tem aumentado a demanda por habilidades”, frisou.