Os termos realidade virtual (RV) e realidade aumentada (RA) estão cada vez mais presentes, especialmente no mundo corporativo. Apesar disso, muitas pessoas ainda não sabem o que estas palavras significam ou acreditam que elas possuem o mesmo significado.
Segundo o professor doutor Manuel Osorio Binelo, do curso de Ciências da Computação da Unijuí, na realidade virtual a pessoa fica imersa em uma outra realidade, gerada por um computador, vendo e escutando apenas o que é gerado nesse mundo virtual. “Em contrapartida, a realidade aumentada é uma mistura do mundo real com um mundo virtual, uma mistura de elementos”, explica.
É na área dos negócios onde a RV e a RA vêm criando novas possibilidades e transformando o modo com que o cliente e os produtos se relacionam. “A realidade virtual pode ser muito útil nos processos de compra de venda, pois permite que o consumidor possa experimentar o produto de forma muito mais profunda do que por uma foto ou filme”, destaca.
Para o professor, a realidade aumentada também possui grandes funcionalidades, principalmente para acrescentar informação em tempo real ao produto. “Por exemplo, ao apontar o celular para um produto no mercado, a imagem poderia acrescentar informações mais detalhadas sobre o mesmo. Esse mesmo processo poderia ser feito por meio de um óculos de RA, de forma mais imersiva ainda”, relata.
A realidade virtual já é utilizada no entretenimento, com jogos em que o jogador utiliza óculos de RV, possibilitando a imersão em um mundo virtual. “A realidade virtual é utilizada na área de negócios para, por exemplo, visitar virtualmente um imóvel à venda, que pode nem ter sido construído ainda”, salienta.
A RA também ganha cada vez mais destaque, ainda que o termo realidade aumentada seja desconhecido, a aplicação já é utilizada há alguns anos e possui muito ainda a desenvolver. “Existe muito potencial para a utilização da realidade aumentada nos campos da propaganda e do marketing. Mesmo assim, ela já é utilizada em anúncios que colocam elementos virtuais em um campo de futebol, durante a transmissão da partida”, afirma.
Com o comércio virtual em evidência, o uso das realidades podem otimizar ainda mais experiências dos usuários, com o intuito de transformá-los em consumidores. “No caso específico da realidade aumentada, ela pode melhorar a experiência de forma online ou até mesmo no próprio ponto fixo de venda. Porém, os ambientes virtuais não substituem totalmente a experiência presencial”, finaliza.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí