Acadêmicos do curso de Ciência da Computação garantem a vaga para a final brasileira que acontecerá no mês de novembro, na cidade de Fortaleza/CE.
Os alunos do curso de Ciência da Computação da UNIJUÍ ficaram em 1º e 2º lugares na primeira fase da Maratona de Programação no sábado, dia 13, na cidade de Três de Maio. Nesta fase 643 times de 199 faculdades disputaram em 41 sedes espalhadas pelo país, as 60 vagas para a final brasileira.
A equipe SP-Spyware composta pelos alunos Lori Ronaldo Flores Machado Filho, Marcos Sulzbach Morgenstern e Roger Casagrande de Medeiros, juntamente com o professor Gerson Battisti, obtiveram o primeiro lugar, garantindo a vaga para a final brasileira que acontecerá no mês de novembro, na cidade de Fortaleza/CE. Os melhores da final brasileira participam da final mundial.
A Maratona de Programação é um evento da Sociedade Brasileira de Computação que existe desde o ano de 1996. A competição promove aos alunos a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão.
De acordo com o professor Gérson, os times são compostos por três alunos, que tentam resolver durante cinco horas o maior número possível de problemas que são entregues no início da competição. “Estes alunos têm à sua disposição apenas um computador e material impresso, como livros, listagens e manuais, para vencer a batalha contra o relógio e os problemas propostos. O time que conseguir resolver o maior número de problemas, no menor tempo acumulado com as penalidades, caso haja empate, é declarado o vencedor”.
No ano de 2013, quase 30 mil estudantes de cerca de 2300 escolas de mais de 90 países competiram em regionais em todo o planeta, e apenas pouco mais de 100 (cerca de 0,3%) participam das Finais Mundiais do evento, em Ecaterimburgo, Rússia.