Os alunos do Curso de Ciência da Computação da UNIJUÍ estiveram representados no 2º Seminário Nacional de Inclusão Digital – SENID 2013 – UPF – Passo Fundo, pela professora Cristiane Ellwanger e pelo aluno Mauri Klein (Bacharel em Ciência da Computação pela UNIJUÍ e atualmente mestrando em Modelagem Matemática).
Eles apresentaram o artigo “KID+: Sistema para Gerenciamento de Jogos Digitais Educacionais com Desenvolvimento Guiado por Preceitos de Usabilidade” desenvolvido, conjuntamente, pela professora Cristiane e os alunos Luis H. Leidemer, Mauri J. Klein e Rodrigo Schieck na disciplina Interação Humano-Computador – Campus Santa Rosa.
O tema do Seminário Nacional de Inclusão Digital deste ano foi “Por uma cultura hacker na educação”!Segundo a concepção dos organizadores do evento esta temática nasce da observação de que a Escola, inserida em um contexto de conexão e de espaços digitais poderosos de autoria, deve mudar, apropriando-se das tecnologias de inclusão digital de forma inovadora, inusitada, revolucionária e criativa!
Segundo a professora Cristiane “a participação e o envolvimento dos alunos de Ciência da Computação na elaboração e desenvolvimento de artigos demonstra a preocupação do corpo docente não somente com a prática em si, mas também com a teoria que dá subsídios a esta prática e neste sentido a participação dos alunos em eventos do porte do “SENID” faz com que os mesmos percebam como os alunos de diferentes universidades estão se voltando para as tecnologias, o que está surgindo de novo e demonstra como a Ciência da Computação está integrada às diferentes áreas do conhecimento, principalmente à área educacional, motivando-os para a pesquisa e a inovação, salientando neles a importância de se formalizar a teoria associada a sua prática no intuito de se registrar os conhecimentos adquiridos e, além disso, estimulá-los ao compartilhamento destes conhecimentos”.
Mauri Klein, coautor e apresentador do artigo destacou estar impressionado com o interesse demostrado pelos demais participantes do evento para com o trabalho realizado, o que reforça ainda mais a importância do mesmo principalmente no enfoque dado pelo trabalho, ou seja, um sistema que visa auxiliar o processo de ensino e aprendizagem.