Profissional do Futuro gera conexões e reforça escolha de estudante do Ensino Médio - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Tainá participou da última edição do Profissional do Futuro

Estudante da Escola Técnica Estadual 25 de Julho, Tainá Kauanny Zanella Kommers não esconde seu amor pelo interior e pelo agronegócio. Filha de agricultores, ela já cogitava cursar Agronomia quando concluísse a Educação Básica, e teve a certeza de que este é o caminho a seguir no Profissional do Futuro - evento promovido pela Unijuí, e que visa aproximar os estudantes do Ensino Médio dos cursos de graduação ofertados. 

“Quando fui para o Profissional do Futuro, fui para saber se a Agronomia era realmente o que eu queria exercer na minha vida, pois sempre tive o sonho de fazer Medicina Veterinária também. Quando fui para o Irder - Escola Fazenda da Unijuí, pude ter uma visão de como seriam os dois cursos e em qual eu me encaixaria melhor”, destacou a estudante, que acabou se encantando pelo curso de Agronomia. “Pude ver a prática e também a teoria; pude conhecer coisas que eu não conhecia e aprender um pouco mais sobre as plantas, o solo, as sementes, e tudo que se estuda neste curso, além das áreas que ele agrega”, completa. 

Ao voltar do Instituto Regional de Desenvolvimento Rural - IRDeR, o acadêmico Felipe Belinaso encaminhou Tainá e seus colegas para uma sala do campus da Unijuí, onde estava o professor do curso de Agronomia e do Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade, Roberto Carbonera. “Quando cheguei lá, estava cheia de dúvidas e muito disposta a entender sobre as sementes, sobre brotinhos de soja, e até mesmo ver eles no microscópio. Ali rolou a primeira conversa com o professor Carbonera, que explicou sobre as sementes, o porquê que algumas cascas tinham algumas manchas e outras eram transparentes, e isso me deixou ainda mais apaixonada pelo curso”. A conversa acabou se estendendo ao tema “Os agrotóxicos nos alimentos”, que vinha sendo trabalhado pelo grupo de Tainá em sua escola. 

O professor foi, então, convidado pela aluna a palestrar não só sobre este subtema, mas sobre o tema geral “Alimentos”, definido pela Metodologia de Pesquisa das sete turmas de 3º Ano do Ensino Médio da Escola Técnica Estadual 25 de Julho. Palestras foram realizadas nos turnos da manhã e tarde, acompanhadas, também, pelos professores Nairana Scwinzekel, de Metodologia da Pesquisa.; Adriano Ceretta e Cláudia Possebon, de História; Érico Zardin, de Literatura; Adriane Hammastrom, de Matemática; e Juliana Libardoni, de Biologia, mestre da primeira turma do Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade. 

“As palestras foram acompanhadas atentamente pelos alunos e professores, que demonstraram maturidade, comprometimento e convicção da importância da pesquisa para sua formação pessoal e profissional”, destacou o professor Carbonera. 

Tainá, que já tinha um carinho especial pela Unijuí desde que a madrinha havia trabalhado na Instituição, pôde ter certeza, ao participar do Profissional do Futuro e da palestra realizada em sua escola, que quer trilhar sua graduação na Universidade. “Não vejo a hora de estar cursando Agronomia na Unijuí. Entre todas as universidades, a que mais me chamou a atenção e mais brilhou meus olhos, foi a Unijuí. Torço muito para que eu consiga entrar e possa fazer parte desta Universidade”, finalizou.

Vestibular 

A Tainá ainda não pode realizar o Vestibular de Inverno, mas para quem quer ingressar na graduação ainda no segundo semestre, é possível se inscrever no processo seletivo até o dia 31 de julho, pelo site unijui.edu.br/vestibular-presencial, com taxa no valor de R$ 20,00. 

O Vestibular de Inverno conta com três formas de ingresso: a primeira é composta por uma prova de redação, que pode ser realizada entre os dias 16 de maio e 7 de agosto, online, na página do vestibular. Além disso, o candidato poderá optar pelo aproveitamento da nota de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), desde que realizado entre os anos de 2010 e 2022; ou da nota de redação de um vestibular realizado na Unijuí, a partir de 2010.

Palestra foi realizada pelo professor Roberto Carbonera na última semana


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.