Desempenho de genótipos de trigo é avaliado em Trabalho de Conclusão de Curso - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Com o intuito de aprofundar o seu conhecimento acerca de uma cultura tão importante, o trigo, o recém-graduado no curso de Agronomia da Unijuí, Iago Jardim Santos, desenvolveu seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) a partir do tema “Desempenho de genótipos de trigo perante a produtividade de grãos”.

A importância da cultura pode ser vista nas projeções para 2023, quando espera-se que o Brasil se torne um importante player nas transações internacionais de trigo. Segundo pesquisadores do Cepea, atualmente o País é um grande importador, mas o setor nacional deve aproveitar as oportunidades postas diante da menor oferta argentina e dos problemas logísticos no Mar Negro para elevar sua participação nas exportações mundiais. Dessa forma, estimativas apontam que o Brasil pode se tornar o 10º maior exportador global da commodity na temporada 2022/23.

Com a orientação da professora Leonir Terezinha Uhde, Iago buscou identificar e inter-relacionar as diferentes características e as diferentes doses de nitrogênio para as cultivares de trigo. “A pesquisa é a base para entendermos os diferentes comportamentos que a cultura pode expressar”, explicou Iago, que fez uso, em sua monografia, de experimentos em campo e artigos. 

Graduado, Iago quer focar no seu trabalho. Desde novembro do ano passado, ele atua como AGD (Agrônomo Geração de Demanda) em uma multinacional, a FMC Agrícola.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.