TCC avalia variações da aveia branca a partir de condições meteorológicas e geográficas - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Um dos cinco cereais mais cultivados no País, a aveia despertou o interesse da recém-graduada no curso de Agronomia da Unijuí, Aline Luiza Schmidt, que trabalhou em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sobre o “Desdobramento da variação fenotípica da aveia branca por covariáveis meteorológicas e geográficas”. Conforme explica, o Brasil é muito distinto em relação às condições meteorológicas e geográficas, sendo que essas condições são balizadoras na produtividade da aveia.

“Atualmente, as indicações de posicionamento de genótipos de aveia branca são feitas levando em consideração somente a produtividade média de grãos dessa cultura. A produção de grãos, independente da cultivar, apresenta muita oscilação de uma região para a outra, dentro do mesmo Estado. O que mostra a necessidade de serem utilizadas outras variáveis para avaliar o melhor posicionamento dos genótipos de aveia branca”, explica.

Por isso, como completa, a decomposta biológica da influência das variáveis meteorológica e geográfica é fundamental para o correto posicionamento de genótipos de aveia branca, que expressem o seu maior potencial produtivo, tanto em matéria seca quanto em grãos.

Para produção do TCC, Aline utilizou como recursos dados experimentais, modelos estatísticos biológicos e pesquisas bibliográficas. Ela observou que em Augusto Pestana, Ponta Grossa, São Carlos e Itaqui os genótipos de alto desempenho mais adaptados foram URS Guria, Brisasul, URS Guapa e URS Fapa Slava. Para os ambientes Eldorado do Sul e Pelotas, os genótipos com maior desempenho foram a URS Monarca e IPR Artemis e, em Três de Maio, o genótipo com maior desempenho foi a UPFA Fuerza.

Já a norma de reação demonstrou que a UPFPS Farroupilha, UPFA Gaudéria e URS Guará demonstram adaptabilidade geral; que a URS Penca tem adaptabilidade específica a ambientes desfavoráveis e que o FAEM 006 e URS Charrua expressam alta estabilidade e rendimento de grão.

Formada, Aline agora quer colocar em prática todo o conhecimento adquirido na Unijuí. “O curso de Agronomia proporciona um vasto conhecimento em várias áreas, desde a nutrição animal e vegetal até o melhoramento genético de plantas e a gestão da propriedade”, finaliza.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.