A análise de sementes é uma importante etapa da agricultura. O teste de qualidade busca fornecer informações para o controle de patógenos, visando evitar a introdução desses agentes no campo, diminuindo as suas ações na cultura e aumentando a fertilidade da planta. Para atestar o bom estado da semente devem ser feitos diagnósticos em estabelecimentos capacitados.
Credenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o Laboratório de Análise de Sementes (LAS) da Unijuí tem o objetivo de servir a comunidade agrícola regional, efetuando com qualidade a análise de sementes de mais de 100 espécies, catalogadas e trabalhadas frequentemente pelo local.
O Laboratório está localizado na Sala 2 do prédio Q, e atende estudantes e agricultores da região que desejam avaliar as sementes de uso próprio, desde grandes culturas até forrageiras. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h10.
Dentre os serviços realizados pelo Laboratório estão a avaliação da pureza, germinação, vigor, testes de tetrazólio, peso de mil sementes e umidade. A análise é feita com o intuito de certificar a qualidade da semente e garantir que possua uma alta produtividade.
O LAS também recebe, frequentemente, demandas de organizações que buscam fortalecer o agronegócio gaúcho, como cooperativas de grãos e empresas sementeiras regionais. Além disso, acadêmicos efetuam suas pesquisas baseadas nos relatórios solicitados ao Laboratório.
Para contatar Laboratório de Sementes, o telefone é 99149-9555.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí