Com o propósito de auxiliar nas mais diversas técnicas que podem ser utilizadas em solos da região, o Laboratório de Análise de Solos da Unijuí oferece serviços fundamentais que atendem agricultores, empresas, prefeituras, associações e cooperativas. O funcionamento do local ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h50 às 11h35 e 13h30 às 17h15.
O Laboratório dedica-se a diagnósticos físicos e químicos do solo, tanto para a correção quanto para busca de financiamento rural. Realiza observações químicas e físicas da superfície, como análises de teor de argila, pH em água, índice SMP, fósforo e potássio disponíveis, alumínio, cálcio e magnésio trocáveis, cobre e zinco.
Além disso, são observadas as características do tecido vegetal e o resíduo orgânico do solo, completando um serviço de excelência, motivado pelo cuidado com a qualidade da terra. O Laboratório funciona também como um campo experimental aos acadêmicos, que podem realizar seus trabalhos e pesquisas utilizando o ambiente e seus equipamentos.
Em 2022, diversas análises foram realizadas no Laboratório de Análise de Solos da Unijuí, constatando o aproveitamento das comunidades interna e externa à Universidade. Foram efetuadas 1.422 análises químicas no ano passado, sendo que 730 delas foram elaboradas para membros da comunidade, além de 79 análises para disciplinas dos cursos de graduação e pós-graduação da Unijuí.
Também foram realizadas 120 análises químicas para estudantes que estavam realizando seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs); e 327 amostras físicas para 227 membros da comunidade que solicitaram os serviços do Laboratório e 34 disciplinas acadêmicas.
Para agendar um horário ou esclarecer dúvidas, entre em contato pelo e-mail labsolos@unijui.edu.br.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí